Por que SOPA é uma má ideia?

Como todos devem estar sabendo, está rolando uma discussão ao redor do mundo sobre duas leis que o Congresso dos Estados Unidos está querendo aprovar, que pretende acabar com o compartilhamento de arquivos pela Internet. O nome dessas gracinhas são: SOPA e PIPA.

A SOPA (Stop Online Piracy Act) é uma lei que permite ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos investigar, perseguir e desconectar qualquer empresa ou pessoa que esteja compartilhando arquivos protegidos por direitos autorais na rede sem permissão. Já a PIPA (Protect Intellectual Property Act) tem como proposta a pena ao usuário de até cinco anos de cadeia, caso seja provado que ele tenha compartilhado o material pirateado 10 ou mais vezes durante um período de seis meses.

Enfim, a discussão é séria e muita coisa pode mudar caso elas sejam aprovadas. Por isso, encontrei um vídeo do TED que explica de forma lógica e histórica o porquê dessas leis não serem uma boa ideia.

Quem nos esclarece tudo é Clay Shirky, professor da New York University’s do Programa de Graduação de Telecomunicações Interativas. Seu discurso é fascinante. De forma simples e clara, ele expõe todos os malefícios da aprovação dessas leis e mostra que isso não é algo de agora, mas uma briga que dura mais de 20 anos.

Assistam ao vídeo e depois comentem aqui embaixo. O que você acha disso tudo?

Quer entender melhor o que são essas leis? Clique aqui.

———-

Para não perder nenhum post, assine nossa newsletter (barra da lateral, logo abaixo da Frase da Semana) e receba uma mensagem no seu email quando houver postagem no Administradores Y.

Anúncios

Um comentário sobre “Por que SOPA é uma má ideia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s