Lições de Empreendedorismo com Juliette do BBB21

Se você não sabe quem é Juliette Freire, deixe-me apresentá-la.

Juliette Freire é advogada e maquiadora paraibana e uma das protagonistas (se não “a protagonista principal”) da edição de número 21 do Big Brother Brasil (BBB21). Ela foi responsável por momentos marcantes ao longo do programa, gerando muita empatia e identificação com o público, o qual a coroou como vencedora da edição, se tornando a mais nova milionária do Brasil.

E você deve se perguntar agora: Qual a relação de Juliette com Empreendedorismo?

Então vamos lá! Numa edição onde metade dos participantes do BBB21 eram famosos e a outra metade anônima, Juliette contemplou o time dos “Pipocas” (os, até então, anônimos) e teve que enfrentar a disputa do prêmio com participantes muito mais conhecidos e com personalidades muito fortes. Apesar disso, ela conseguiu se destacar e construir seu próprio espaço, e é aí que entra a conexão com o empreendedorismo.

Resiliência é a capacidade que temos de lidar com problemas, adaptar a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

Algo muito comum na jornada de empreendedores é enfrentar um mercado repleto de marcas, empresas e pessoas que podem ser muito maiores que você. Isso exige algumas habilidades que Juliette e seu time demonstraram lidar com sucesso ao longo de sua jornada pelo programa.

Analisando esse contexto, preparei a coluna de Empreendedorismo da CBN Paraíba dessa semana listando alguns aprendizados de gestão que podemos aprender com o desempenho de Juliette no BBB21.

Confira abaixo um resumo dessas lições e para ouvir a coluna completa na íntegra, clique aqui.

Lição 1:

Ser pequeno e desconhecido pelo mercado não te impede de construir sua própria trajetória. Sempre há espaço para pessoas, marcas e negócios que entreguem algo de valor para o mercado.

Lição 2:

Resiliência é fundamental para conseguir evoluir o seu negócio e sua trajetória como empreendedor. Resiliência é a capacidade que temos de lidar com problemas, adaptar a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

Lição 3:

Precisamos ser coerentes com nossos princípios e valores. No meio de tantas marcas parecidas e buscando atingir públicos semelhantes, a autenticidade é o que se destaca junto com as demais qualidades da marca.

Lição 4:

Cultivar a empatia nos negócios é fundamental para gerar conexão com seu público. Em uma era onde as marcas estão cada vez mais humanizadas, as pessoas precisam sentir que sua marca entende a dor delas, e que você procura ajudar a minimizar essa dor de alguma forma.

Lição 5:

Cultivar uma boa rede de networking faz toda a diferença no rumo que você e seu negócio podem chegar. Nenhuma empresa consegue crescer sozinha, por isso é preciso ter parceiros estratégicos e competentes nessa jornada.

Lição 6:

Planejamento é fundamental para chegar aonde deseja. Ao traçar um caminho de possibilidades, a gente consegue prever algumas situações e se manter preparado para elas. Precisamos sempre estar um passo à frente das coisas.

Lição Bônus:

A ausência de recursos é o momento em que a gente mais precisa usar a criatividade para se reinventar e conseguir conquistar nossos objetivos.

Gostando ou não do Big Brother Brasil, é fato que Juliette fez história transformando seu nome em uma grande marca a qual as empresas disputam para seus trabalhos. Todo bom resultado e conquista vem carregado por uma longa trilha de trabalho árduo, foco nos objetivos e, às vezes, uma pitada de elementos incontroláveis que surgem no nosso caminho – o qual podemos aproveitar ou deixar passar.

Tem alguma outra lição bacana que você aprendeu com Juliette e que pode ser aplicada ao mundo dos negócios? Compartilha aí nos comentários.

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