A magia do compartilhamento

Vocês já devem estar carecas de saber que amo essa cultura moderna do compartilhamento e colaboração. Não é à toa que montei minha empresa baseada nessa economia (confira como surgiu o Tot aqui).

Compartilhar está na essência da nossa geração, os millenials. Vivemos apertando o botão “share” sobre coisas que gostamos em sites, blogs, redes sociais e qualquer local que tenha essa opção disponível. E isso é maravilhoso né?

A gente compartilha porque simplesmente tem vontade de fazer isso, porque gostamos daquilo e queremos que mais pessoas vejam e sintam a mesma sensação que tivemos.

Agora, uma coisa que me fascina mais ainda no compartilhamento é como não nos importamos em receber nada em troca pelo conteúdo que pulverizamos internet afora. Sei que existem exceções, mas em geral a gente compartilha porque simplesmente tem vontade de fazer isso, porque gostamos daquilo e queremos que mais pessoas vejam e sintam a mesma sensação que tivemos.

Quem diria que compartilhar coisas acabaria virando um tipo de mercado, surgindo negócios focados nisso (como o Uber, Airbnb e os espaços de Coworking)? Ou que isso viraria uma profissão (real oficial), onde a sua função é basicamente compartilhar coisas (está aí os produtores de conteúdo – Instagrammers e Youtubers)?

O mundo se transformou muito nos últimos 10 anos e as economias também. Infelizmente nem todo mundo gosta dessas mudanças (Uber X Taxistas), mas elas estão aí para nos adaptarmos e evoluirmos.

E compartilhar não é apenas um botão que a gente aperta, mas um poder mágico de transformação. Ver que um simples ato de compartilhar pode ajudar pessoas a tomarem decisões, economizar tempo, dinheiro e aproveitar melhor a vida, é fantástico.

Espero que essa filosofia de dividir ao invés de acumular não se perca com o tempo. Coisas boas devem permanecer, coisas ruins devem ser eliminadas. E pra mim, a cultura do compartilhamento é uma das melhores coisas que pudemos deixar de legado para as gerações futuras. 🙂

Imagem: Jorge Wanderley

Anúncios

2 comentários sobre “A magia do compartilhamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s