Dica de App: Asana

Produtividade é algo que assombra muita gente. O tempo todo estou olhando os aplicativos que lançam por aí para poder melhorar cada vez mais o meu desempenho.

Existem vários apps muito bacanas para gerenciar tarefas – inclusive falei sobre o Wunderlist uns anos atrás – mas tem um que gosto muito de usar especificamente para cuidar das atividades do Tot, e está na minha lista de 5 Apps para Empreendedores (veja o vídeo aqui), que é o Asana.

 

O Asana é um app focado em gerenciar tarefas individualmente ou em equipe. Acho ele perfeito para empresas por se um pouco mais completo do que outros apps de tarefas, como o próprio Wunderlist.

O que curti 🙂

Ele tem inúmeras funcionalidades bem bacanas e que facilitam o dia-a-dia de trabalho. Uma delas é a possibilidade de agrupar as tarefas em projetos, fazendo com que a organização de tarefas fique bem melhor.

Mas uso essa funcionalidade, também, para organizar os setores da empresa. Então as áreas de Marketing & Comunicação, Finanças, Administrativo são considerados projetos e consigo fornecer o acesso somente às pessoas que necessárias (outra funcionalidade dele). Assim, a pessoa de Marketing não precisa ficar vendo as tarefas do Financeiro, e vice-versa.

Outra coisa que curti muito no Asana é que ele tem praticamente todos os campos para inserirmos nossas tarefas baseadas no 5W2H (confere aqui o meu post sobre isso no blog Vamos Empreender). Então gosto de colocar todo o Plano de Ação da empresa nele para que ninguém esqueça os prazos das suas tarefas.

E além disso, ele tem versões gratuita e paga, e pode ser acessado pelo navegador ou pelo app no smartphone, facilitando ainda mais a nossa vida.

O que não curti 😦

Apesar de ser um app bem completo, ao meu ver ele acaba se tornando muito complexo também. Confesso que demorei para me adaptar a ele. Já tinha usado uns anos atrás e não consegui me acostumar de início. Após quase 1 ano sem usar, vi uns amigos comentando muito bem do app e, como estava precisando de algo mais completo para o Tot, decidi dar uma chance com mais calma.

E se você tiver mais de um negócio ou Workspace (que é como ele chama as áreas principais), terá dificuldades para visualizar todas as suas atividades juntas. Se eu quiser ver as minhas tarefas do Tot, tenho que acessar o Workspae do Tot; se quiser ver as tarefas do meu blog, tenho que ir para o Workspace do Blog, e por aí vai. Fica muito chato fazer isso o tempo todo no decorrer do dia-a-dia.

Mas, e aí?

E aí que apesar dos pontos negativos, eu super indico o Asana para cuidar das tarefas do seu negócio.

Agora, se a sua necessidade for para organizar as tarefas pessoais sozinho e não projetos que tenham subprojetos, com subtarefas, e que precisam compartilhar com uma equipe e tudo mais, aí indico o Wunderlist mesmo (que inclusive vou fazer futuramente um outro post atualizado só sobre ele).

E você já usou o Asana? O que acha do app? Conta aí nos comentários a sua avaliação pra gente.

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