Detesto essa terminologia “fitness”. Usei porque é assim que as pessoas associam a um estilo de vida saudável.
Quem me conhece sabe que sempre fui workaholic assumido. O trabalho é minha maior paixão e posso virar noites e noites mexendo no Excel ou editando artes no Photoshop.
No entanto, após 3 anos de uma rotina extremamente intensa de trabalho, faculdade, TCC, eventos de empreendedorismo, startups em desenvolvimento e inúmeras outras atividades, vi que tinha algo estranho comigo. Alta carga de stress.
Pois é amigos! Se a pessoa não tem uma vida equilibrada, o stress é inevitável.
A sobrecarga de trabalho, de decisões e de problemas que surgiam ao longo do caminho me fizeram chegar em um nível de stress que eu nunca imaginei que fosse ter tão cedo. E claro que ao me ver nessa situação onde não tinha nenhum tipo de escape ao trabalho, decidi tomar uma atitude.
O que mudei na minha rotina
Primeiro comecei a estabelecer um limite de hora para trabalhar à noite. Falei pra mim mesmo: esqueça reuniões por Skype às 22h, ficar cuidando do financeiro à meia-noite ou preparando a arte do próximo evento às 01h da madrugada.
Aprendi a ter amor próprio e zelo pela minha saúde e cortei esse vícios. Sim! Vícios porque na maioria das vezes não era necessário fazer essas atividades nesses horários. Dei uma de Bela Gil e troquei às reuniões de noite por reuniões pela manhã, organizar o financeiro somente no fim da tarde, e preparar arte, deixei para a hora entre o fim da manhã e início da tarde.
Mas o que isso tem a ver com ser “fitness”, Jorge?
Bem, além dessa mudança na minha rotina, adicionei uma nova: praticar atividades físicas. Algo que sempre curti desde criança, mas que abandonei com a justificativa de “falta de tempo”. Decidido a ter uma vida menos sedentária, mas com a limitação da minha rotina ser muito louca, optei por me matricular na academia – já que dependia apenas de mim mesmo para ir, fazer o exercício e voltar ao trabalho.
Me rendi ao esporte onde puxar ferro e gritar fazem parte do dia-a-dia – assim, cá entre nós, você pode dispensar a parte do grito e só puxar ferro mesmo. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas ir pra academia me tranquilizou de uma forma que hoje virou uma atividade sagrada. I love it!
Mas não foi só isso. Recentemente decidi adicionar novas atividades na minha rotina, e comecei a correr na praia aos Domingos pela manhã, e ao menos 1x por semana me junto com uns amigos para jogar vôlei na praia – ou na quadra.
A questão que queria mostrar é que não adianta trabalhar sem parar. Uma hora o corpo e a mente vão reclamar e pode ser tarde demais. Dedique um tempo pra você como uma forma de descansar a mente fazendo coisas completamente fora da sua rotina de trabalho e que te proporcionem prazer. Garanto que você vai sentir a diferença e sua produtividade vai melhorar.
Imagem: Jorge Wanderley
Muito legal. Parabéns!
CurtirCurtir