Conhecendo a Administração: Administração de Marketing

No nosso segundo post da série “Conhecendo a Administração”, vamos ver um pouco de uma das áreas mais escolhidas pelos estudantes de Administração: o Marketing.

Muitos imaginam que o Marketing se resume a apenas elaborar propagandas ou até a vender produtos a qualquer custo. Se você também pensou isso, sua visão da área precisa mudar.

A verdade é que essa área busca nada mais do que satisfazer as necessidades que os consumidores possuem. Não vou entrar na discussão se o Marketing cria essas necessidades ou apenas as identifica (isso é assunto para outro post). Mas o fato é que é essa área que vai servir de ligação para que a empresa possa se comunicar com os consumidores e compreendê-los.

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

Assim como o conceito de Administração, o Marketing possui vários conceitos de autores de todo o mundo. Mas, o que eu acho mais interessante é o da American Marketing Association:

“O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.”

Por isso, tire da sua cabeça que propaganda é a mesma coisa que Marketing. Ela é uma ferramenta do Marketing para atingir os consumidores, assim como a pesquisa de mercado, eventos e o telemarketing.

QUAIS AS TAREFAS DO PROFISSIONAL DESSA ÁREA?

Dentro da Administração de Marketing, o profissional pode realizar diversas atividades que envolvem todos os conceitos da área. Veja algumas dessas tarefas:

  • Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing;
  • Captura de oportunidades de marketing;
  • Conexão com os clientes;
  • Desenvolvimento de marcas fortes;
  • Desenvolvimento das ofertas ao mercado;
  • Entrega de valor;
  • Comunicação do valor.
  • Obtenção de crescimento a longo prazo bem-sucedido.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que um profissional da Administração de Marketing faz, você pode entender como as empresas utilizam essa área.

No próximo post da série, falarei sobre Administração dos Recursos Humanos, uma área que pouca gente de fora da Administração conhece.

Até mais!

OBS: Informações tiradas do livro: “Administração de Marketing”, de Philip Kotler e Kevin Keller.

———-

Para não perder nenhum post, assine nossa newsletter (barra da lateral, logo abaixo da Frase da Semana) e receba uma mensagem no seu email quando houver postagem no Administradores Y.

Veja também:

Anúncios

2 comentários sobre “Conhecendo a Administração: Administração de Marketing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s