Parece a coisa mais absurda do mundo falar isso em pleno século XXI, mas abrir mão de organizar minhas tarefas de forma digital para controlar de forma manual foi a melhor coisa que fiz na vida.
Pegar aquele papel, amassar e jogar no lixo dá uma sensação tão boa.
Faz um bom tempo que eu virei adepto da organização de tarefas por meio de Apps – já gravei um vídeo e escrevi textos sobre alguns Apps que curto (confere aqui a minha avaliação do Wunderlist e Asana). Sempre estou testando as últimas novidades do momento para melhorar a produtividade e organização do trabalho.
Mas recentemente me senti muito desmotivado com meu trabalho. Todo dia eu tinha uma lista imensa de coisas a fazer que nunca acabavam. Eu até podia ter feito 10 tarefas no dia, mas terminei com mais 15 adicionadas.
Essa sensação de nunca ter a lista finalizada e limpa me dava a impressão de nunca ter cumprido o meu trabalho, de que sempre haviam pendências que não consegui fazer.
Você até pode dizer: “Mas Jorge, você pode filtrar as tarefas por dia para ver que não sobrou nenhuma tarefa naquele dia”. E isso é verdade. Mas eu percebi que nem isso melhorava minha visão com relação ao meu trabalho.
App X Papel
Até que eu decidi deixar a tecnologia de lado por alguns dias e usar o bom e velho papel para listar minhas atividades. E é bizarro como minha produtividade aumentou absurdamente e minha autoestima com relação ao meu trabalho melhorou.
Chegar no fim do dia, ver sua lista toda marcada com as tarefas cumpridas e poder pegar aquele papel, amassar e jogar no lixo dá uma sensação tão boa. Você realmente enxerga o peso que tinha com relação à responsabilidade sendo liberado. Literalmente é a sensação de página virada e um novo recomeço.
Sei que tudo isso é algo psicológico na minha cabeça, afinal eu estou materializando algo intangível – que é o cumprimento de todas as tarefas do dia. Mesmo assim essa singela ação me deixa super feliz e muito mais motivado a tentar melhorar meu desempenho todo dia.
O simples fato de deixar de usar a tecnologia no controle das minhas tarefas mudou completamente meu desempenho no dia-a-dia e melhorou minha qualidade de vida.
Analisando essa situação acabei percebendo o quanto somos seres que precisam de ações super simples para nos deixar felizes e mais motivados na vida. O simples fato de deixar de usar a tecnologia no controle das minhas tarefas mudou completamente meu desempenho no dia-a-dia e melhorou minha qualidade de vida.
Sei que existem muito mais coisas que podemos melhorar para termos uma qualidade de vida cada vez melhor. Por isso, deixo a pergunta pra você, leitor: “Que atividade acha que poderia fazer na simplicidade do seu dia que vai te dar um up e melhorar a forma como você leva a vida?”. Compartilha aí também e vamos ajudar todo mundo a ter uma vida melhor.
Seu texto não deixa de ser um paradoxo. Mas, é como dizem: “não basta ter a ferramenta, é preciso saber utilizá-la”. E quando você sabe, qualquer ferramenta se torna útil para o fim que deseja.
CurtirCurtir
Verdade Odilar. E ainda tem os casos onde mesmo sabendo usar você não se adapta à ferramenta. Isso que é o mais interessante, porque faz com que cada pessoa possa encontrar uma forma diferente de fazer a mesma coisa. 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa