E se na hora da guerra faltar munição?

Mesmo que ela nunca venha ocorrer, todos os exércitos do mundo se preparam para uma guerra. Aguardam seu acontecimento e constantemente verificam a sua capacidade de batalha. Ou pelo menos deveriam estar, não é mesmo?

Uma curiosidade publicada na revista Exame apontou que o exército brasileiro teria munição apenas para “uma” hora de guerra. Agora imaginem qual guerra dura apenas uma hora? Imaginem também como ficaria um soldado brasileiro sem munição uma hora depois no meio do campo de batalha? A primeira coisa que vem a nossa mente é: “O que é isso? Que falta de investimento? Onde está a estratégia e planejamento?”. Se pensou dessa forma parabéns.

Você também pode estar se perguntando: mas Henrique, o que isso tem a ver com finanças? Absolutamente tudo!

FotoDestaque_#87

Lembra-se da mente ativa que falamos no meu último post (Se não lembra, dá uma olhada aqui)? Agora é a hora de se utilizar desse conhecimento e praticá-lo.

Imagine que você é um soldado no campo de batalha. Qual é a sua guerra? Vamos utilizar as compras de final de ano. Se você não sabe qual é a sua munição hoje, isso é um perigo! Então, para não entrar nessa guerra despreparado, vamos ver 3 passos super simples.

1º Passo: Conhecer o inimigo

Como se preparar para uma batalha, sem saber com quem estamos lutando? É atirar ao vento; tapar os olhos e acreditar que a sorte esteja ao nosso lado. Então é hora de analisar, estudar a força desse inimigo que é formado pela lista de compras. Ter conhecimento sobre preços, formas de pagamento, juros e todos os aspectos que envolvem uma compra são fundamentais. Dessa forma, na guerra, você não será somente um principiante despreparado que não teve aulas de tiro; mas sim um futuro sniper sido treinado para a missão.

“Conhecer o país onde se fará a guerra é a base de toda a estratégia.” Frederico II

2º Passo: Verificar a munição

Depois de conhecer o inimigo, terá que verificar se sua munição é suficiente para enfrentá-lo. Ela nada mais é do que todo o dinheiro que você tem guardado ou que terá disponível para o momento da batalha: as compras. Tendo em mente isso, estará a um passo de vencer a guerra contra seu adversário. Você já o conhece e agora tem poder de fogo para enfrentá-lo. É importante ressaltar que quanto antes essa munição for verificada, maior será as chances de você encontrar as alternativas, as estratégias e as decisões corretas para que não se perca a batalha.

3º Passo: Montar a estratégia

Nesse último passo é necessário que você saiba como irá abordar e se comportar na batalha. Agir ou reagir por impulso, pelo calor do momento ou coisa desse tipo não pode acontecer com um bom soldado. Lembra que isso é recorrente da mente passiva? Pois bem, mesmo que conheça o inimigo e esteja munido o bastante para enfrentá-lo, não saber “como, quando, onde e o porquê de tudo isso” pode ser um tiro no próprio pé.

Segundo Maximiano, estratégia é “a seleção dos meios para realizar objetivos”. Assim é muito importante planejar tudo, verificar os erros e os possíveis imprevistos que podem ocorrer na hora das compras. A intenção é que no dia tudo aconteça o mais próximo possível do planejado, evitando derrotas e conquistando vitórias.

É certo que a “batalha das compras” nunca vai acabar. Algumas vezes o inimigo será mais forte (a compra de um apartamento ou um carro, por exemplo), outras vezes nem tanto (a feira mensal). Contudo, independente da força desse inimigo, se o soldado não estiver preparado sempre perderá.

Espero que tenham gostado e desejo a todos boas compras de fim de ano! Avante na batalha. o/

Tem sugestões, dúvidas ou críticas a fazer? Então compartilhe conosco nos comentários abaixo. Se preferir, mande um tweet pra gente (@blogadmy) ou comente na nossa página do Facebook.


JoseHenrique_120x120

José Henrique

Administrador com experiência na área financeira, vê a educação financeira como elemento de mudança da sociedade. Desenrola algumas coisas com o violão, mas prefere mesmo é brincar com os números.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s