Samara Schuch, lições de uma jovem empreendedora

No último final de semana, 09 e 10 de setembro, aconteceu em João Pessoa a quarta edição do Enpe – Encontro Paraibano de Empreendedorismo. Samara Schuch (vencedora do Aprendiz Universitário 2010), Pedro Mello (escritor do Blog do Empreendedor do Portal Exame), Silvio Igor (empreendedor da Tradição Borracharia) e Mário Ponci (Diretor de Expansão da Chilli Beans) foram apenas alguns dos palestrantes desse grande evento.

E hoje vou compartilhar com vocês alguns dos ensinamentos que a simpática Samara Schuch apresentou na abertura do Enpe 2011.

Antes de tudo, veja um breve perfil da Samara:

Com 22 anos, Samara Schuch possui um currículo de dar inveja a muitos estudantes universitários. Em 2010, ela se candidatou à uma vaga no disputado reality show da Rede Record, o “Aprendiz Universitário”. A edição do reality que foi comandado por João Doria Jr., apresentou diversos desafios à estudante de Direito da PUC-RS, mas nada que a impedisse de vencer a disputa. Após a saída do programa, Samara passou um ano trabalhando no Grupo Doria e hoje está empregada na Opice Blum, escritório de advocacia especializado em direito eletrônico e digital.
Samara Schuch – Vencedora do “Aprendiz Universitário 2010”
A expectativa de todos na sexta-feira (09/09) era para a sua palestra. E ela, com seu jeito Y de ser, apresentou 5 comportamentos que todo empreendedor deve possuir. Confira a seguir as dicas da Samara:

1. Tenha uma meta.

Parece óbvio, mas para muitos ainda passa despercebido. Possuir uma meta é o significado de você lutar para chegar a algum lugar. Trabalhar por trabalhar não gerará resultados satisfatórios, e muito menos fará você se sentir auto-realizado. Defina sua meta de vida e siga seu alvo, assim poderá mensurar suas ações e saber o que deve ser feito para conseguir o que deseja.

2. Exercite seu controle emocional.

Depois de 5 meses confinada para a gravação do “Aprendiz Universitário”, Samara estava apta para passar por qualquer coisa na vida, até viajar pela Itália sem dinheiro algum (como ocorreu em uma das provas do programa). Ela contou que precisamos estar preparados para as situações da vida, e que às vezes precisamos deixar as emoções de lado para seguir adiante e cumprir nossas metas.

3. Esteja apto a se comunicar. Relacione-se.

Comunicação é essencial! Usamos essa ferramenta para tudo na vida. Desde pedir um café até fechar um contrato empresarial, precisamos utilizar bem nossas habilidades comunicativas. Na palestra, Samara contou de uma empregada do Doria que concordava com tudo o que ele dizia. Certo dia, ele disse: “Se é pra você concordar com tudo o que eu falo, é melhor você ficar em casa!”. É necessário saber que precisamos ter nossas próprias opiniões e não brincar de “siga o mestre”.

4. Tome cuidado com sua imagem pessoal.

Ter bom senso com relação à sua imagem foi outro destaque da Samara. É preciso saber a vestimenta ideal para cada situação. Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde os padrões importam e precisamos segui-lo de vez em quando. Se você deseja um cargo mais elevado, aja como se o merecesse. Dessa forma, você mostrará profissionalismo e suas chances de promoção aumentarão.

5. Domine sua área de atuação.

A dica final da Samara foi: “Atualize-se!”. Ela destacou que devemos ser sinceros quando não sabemos de algo e disse ainda que, reponder “Não sei!” de vez em quando é normal. Mas, fazer isso constantemente dará à você uma imagem negativa. Por isso faça por onde. Atualize-se e fique por dentro do acontece na sua área de atuação ou na que você deseja atuar.

Ao final da palestra, a Samara passou um vídeo aos congressistas, para mostrar que atualização é fundamental nesse mundo onde tudo acontece muito rápido. Confira o vídeo a seguir (está sem legendas propositalmente, da mesma forma que ela colocou no evento):

DID YOU KNOW?

Versão legendada: http://www.youtube.com/watch?v=ZNfD_oA0pUU&feature=fvst

Termino o post dizendo que o Enpe, assim como os outros eventos que participei, me trouxe muitas ideias. Sempre que possível postarei minhas anotações dos eventos e palestras que participo para que vocês possam se inspirar da mesma forma que eu me inspiro.

Até semana que vem pessoal!

Se você gostou desse post clique em Like, logo aqui em baixo, deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais. E para não perder nenhum post, assine nossa newsletter (barra da lateral, logo abaixo da Frase da Semana) e receba uma mensagem no seu email quando houver postagens novas no Administradores Y.

Anúncios

Um comentário em “Samara Schuch, lições de uma jovem empreendedora

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: