3 dicas para lidar com atividades urgentes

Vivemos em uma época em que o simples apertar de um botão pode tornar uma atividade urgente.

Na próxima vez que você receber um email com um pequeno ponto de exclamação em vermelho ou uma mensagem de voz às 10 da noite, tente seguir essas três dicas para saber como respondê-lo:

  • Não assuma uma atividade urgente no momento em que a recebe. Converse com seu chefe ou cliente sobre o que ele deseja e a data em que necessita concluída.
  • Atenda-o, mas não precisa necessariamente agir. Às vezes, um cliente ou colega de trabalho deseja apenas o seu comprometimento com um plano de ação, nada mais do que isso à curto prazo. Explique quais as suas ações e seu cronograma para ter certeza que isso atende às necessidades dele.
  • Esteja preparado para dizer “não”. Às vezes você precisa saber discernir entre uma real crise e um grito de lobo. Mesmo que seu cliente pense que necessita da atividade naquele momento, talvez seja melhor recusar.

Adaptado a partir do texto do site da Harvard Business Review, cujo título original é 3 Tips for Dealing with an Urgent Request.

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