Todo negócio chega em um momento em que a possibilidade de crescimento significativo só pode acontecer se houver alguma injeção de investimento. Dentre as várias formas de isso acontecer, uma que vem tomando bastante espaço no mundo dos negócios, e se tornando cada vez mais acessível aos empreendedores, é a entrada de investidores na empresa.
Na hora de se envolver com um negócio, os investidores avaliam diversos critérios que são essenciais para a relação dar certo. Muito mais do que colocar dinheiro na empresa, os investidores buscam algo sólido e que possa fazer esse recurso render muito mais.
Investidores investem em pessoas e não em negócios.
Um dos pontos principais analisados é a capacidade humana para comandar a empresa. É preciso demonstrar que você e sua equipe conseguem executar tudo o que se propõem, que sejam competentes nas habilidades necessárias para crescer o negócio, e que sejam comprometidos com a entrega de resultados. As pessoas por trás da empresa são elementos cruciais na decisão, porque os investidores investem em pessoas e não em negócios.
Outro parâmetro levado em consideração é a capacidade de inovação criativa. A sua empresa encanta o cliente, tem soluções inovadoras, processos disruptivos e uma operação que preza por essa cultura? Quem está aportando recurso financeiro em uma empresa quer ter a certeza que ela consegue se reinventar nos momentos necessários e que o diferencial competitivo de mercado seja claro. Se você não consegue se destacar dos concorrentes com algo de extremo valor, isso pode dificultar a entrada de um investidor.
E claro que não podia faltar a capacidade de retorno sobre o investimento. É preciso deixar claro que a sua empresa tem condições de entregar o resultado esperado pelos investidores para que isso gere mais segurança a eles. Demonstrar a tendência do mercado, o tamanho dele e a escala que pode ser alcançada com o seu negócio a partir do aporte financeiro vão atrair os olhares dos investidores para você.
Foto de Karolina Grabowska no Pexels.