Detesto me comparar com o mercado

Parece contraditório para uma pessoa que se formou em administração de empresas falar isso. Mas, se você parar para analisar, o que digo realmente faz sentido.

Sempre que você vai começar um negócio, a primeira coisa que falam é: Já analisou a concorrência? Como você se compara no mercado? O que você tem de diferente em relação aos demais? E todas essas questões são formas de colocar você e seu projeto em uma estante e comparar com A, B ou C.

Tento ao máximo fugir dessas coisas na carreira, e os dois motivos principais são:

  1. Fico limitado nas minhas ações por sempre pensar no que os outros também fazem.
  2. As pessoas não conseguem olhar para você com base no que você faz bem, mas com base no que você não tem em comparação com os outros.

Infelizmente parece que a comparação com o mercado é algo inevitável ao se administrar uma empresa. Mesmo que você não queria, terá sempre alguém que vai comparar você com outros negócios semelhantes que estão no mercado (às vezes são negócios que não tem nada a ver, mas comparam mesmo assim – it happen).

Durante todo o meu negócio tentei fazer as coisas do meu jeito, com a minha cara e da forma que eu acreditava que meus clientes fossem gostar.

Acredito muito que não existe forma mais efetiva de construir algo inovador do que fazê-lo do zero com base no que está dentro da sua imaginação. Possuir uma página em branco para dar vida às coisas é muito mais interessante do que construir algo em cima de um rascunho pré-definido.

Não! Isso não é fácil. Nunca disse que era. Mas não é algo impossível. Nossa cabeça é a melhor incubadora de ideias mirabolantes que nunca foram realizadas por ninguém. E, apesar de ter muitas ideias descartáveis, são dessas cabeças que saem coisas como: o iPhone, a internet, o avião e até um simples relógio.

É por essas e outras que detesto me comparar com o mercado.

Imagem: Jorge Wanderley

Anúncios

Um comentário sobre “Detesto me comparar com o mercado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s