Fugindo do compromisso

Uma das coisas que mais me irrita no dia-a-dia é a falta de compromisso das pessoas. Marcar uma coisa comigo e não aparecer; dizer uma coisa e fazer outra; aceitar um trabalho e não entregar dentro do prazo; enfim. São várias as formas que existem por aí de demonstração da falta de  compromisso.

Diariamente lido com pessoas das mais diversas áreas e com os mais diversos tipos de trabalho. Participo de eventos, ministro palestras, dou mentorias, fecho parcerias, e etc. Sempre atividades que exigem, de mim, um grau de compromisso com o que estou fazendo e com quem estou fazendo.

Mas faz um tempo que me deparo com pessoas que simplesmente não cumprem com o acordado e, o pior, não dão a menor satisfação do motivo pelo qual não conseguiram fazer as coisas.

Sempre fui o tipo de pessoa super amigável e compreensiva com tudo. Se teve algum problema, tranquilo, a gente resolve. Pode ser doença, imprevistos ou qualquer outro motivo plausível. Procuro sempre entender o que aconteceu e me colocar no lugar da pessoa, afinal qualquer um pode passar por alguma situação tensa e não conseguir finalizar alguma coisa.

Agora, não fazer por, simplesmente, não fazer é complicado.

Percebi ao longo desses anos atuando em vários projetos com pessoas diferentes que o número de pessoas “festeiras” e cheias de “oba-oba” é absurdamente gigante. Cansei de ter projetos atrasados por culpa de outras pessoas.

Na minha visão, ninguém é obrigado fazer nada. Temos a opção de escolher em que área queremos atuar, com quem queremos trabalhar (mediante nos candidatarmos às vagas que queremos), com o tipo de empresa que queremos trabalhar, com a função que queremos exercer.

Por isso, vamos tentar ser mais comprometidos com as coisas. Não custa nada avisar que não vai conseguir chegar a tempo, que o prazo ficou apertado, que o filho adoeceu e precisa levar ao médico. A comunicação está aí para ajudar as relações pessoais. Vamos usá-la para tal.

Imagem: Jorge Wanderley

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s