Eu e minha abstinência de café

Ah! A dificuldade em começar algo, continuar fazendo e conseguir concluir. Uma jornada e tanto para muitas pessoas, inclusive para mim mesmo.

Quem nunca desejou começar algo novo ou deixar de ter um mal hábito? Mudar completamente uma situação para se renovar? Pois é! Todos nós sempre temos essa vontade de vez em quando.

Tomar a decisão de realizar uma dessas duas opções de mudança é tão difícil que muitos acabam permanecendo na mesma situação por anos (senão a vida toda). E, claro, que isso não é uma atitude fácil para ninguém.

Recentemente tomei a inciativa de fazer uma pequena grande mudança na minha rotina: abolir o café por 1 semana da minha vida – meus amigos não acreditaram até hoje. O motivo? Estava tendo problemas com o sono por conta da alta quantidade de café que consumia diariamente – era uma média de 1,5L a 2L por dia. Para quem ama café, como é o meu caso, essa foi uma decisão extremamente difícil. Mesmo assim, aceitei meu próprio desafio e comecei a semana sem consumir uma gota se quer de café.

De início foi tenso – não vou mentir – queria encher minha garrafa e tomar tudo. Não tem sabor mais gostoso que o de café no ponto certo sendo tomado no meio do expediente de trabalho – risos. Mas, me mantive focado, já que meu objetivo era de conseguir dormir melhor.

Ao final de 7 longos dias, e muitas garrafas de água tomadas para compensar a falta do líquido pretinho na minha garganta, percebi que na verdade o tempo tinha passado mais rápido do que imaginava. Percebi a qualidade do meu sono melhorar significativamente e aprendi uma das maiores lições empreendedoras da minha vida: iniciar algo não é tão difícil quanto parece, muito menos manter-se firme na decisão tomada.

Permanecer focado e mantendo a sua decisão ao longo dos dias/meses/anos é a parte mais complicada de todo o processo para se iniciar uma nova mudança. A nossa motivação tem que ser muito maior do que simplesmente fazer a ação planejada.

Toda essa história do café foi um fato curioso que aconteceu muito recentemente comigo e que me fez refletir em várias coisas, inclusive no meu negócio. É difícil tomar a decisão de começar a empreender ou de realizar uma mudança na carreira, porque você todo tipo de decisão desse tipo vai te fazer entrar em um mundo completamente novo da sua vida.

E depois que tomamos essa decisão e assumimos ela para nós, a segunda parte mais complicada desse processo é se manter firme na sua decisão. São vários o momentos que queremos parar e deixar de lado o que iniciamos.

A priori estamos super empolgados e com energia de sobra para dar o start nas coisas. Mas, infelizmente, quando começam a surgir os problemas, coisas começam a dar errado fugindo do controle e os resultados não aparecem mais tão rápidos como no início, manter-se motivado é essencial, porém difícil.

Lembre-se sempre do seu objetivo e tente nunca esquecer de como tudo começou, o início da sua própria jornada, porque são essas pequenas coisas que farão você se reerguer e possuir o gás para continuar no caminho fazendo o que tem que ser feito, da forma como deve ser feito. Apenas, não desista tão fácil. 😉

Imagem: David Mao

Anúncios

2 comentários sobre “Eu e minha abstinência de café

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s