Hora de dobrar a meta

Uma das coisas que mais impede o crescimento de boa parte dos pequenos negócios é o fato de não possuírem o mínimo de planejamento. Normalmente vivem uma rotina diária básica: vender coisas e pagar coisas.

Quando montamos um negócio, fazemos isso pensando no futuro, no nosso sonho. Mas, infelizmente, no decorrer do caminho parece que o futuro vai sendo esquecido em meio aos inúmeros imprevistos diários.

Sei que é difícil para nós, empreendedores, conseguirmos pensar de forma estratégica tendo tendo tanta atividade operacional para fazer e ainda o fator limitante de uma equipe reduzida. Mesmo assim, é imprescindível dedicar parte do nosso tempo à isso. Afinal de contas, se investimos dinheiro, tempo e trabalho para montar o nosso negócio, ele precisa se manter por muito tempo e ainda gerar bons resultados.

Voltando ao nosso empreendimento, inicialmente nosso desejo era trazer à realidade o nosso sonho, tirar da cabeça a nossa ideia e fazer ela funcionar como imaginávamos. Aí você me pergunta: “Tá! Montei minha empresa, e agora?”. E é nessa parte que muita gente se perde.

Como diria o famoso ditado: “Vamos deixar a meta aberta e quando atingirmos a meta, dobramos a meta.”. Pois bem, você só pode dobrar ela se tiver tido uma meta inicial. E, diferente de muitos empreendedores por aí que não definem meta nenhuma para os negócios e deixam tudo aberto, é extremamente necessário saber aonde você quer chegar. Correr sem rumo, só faz você andar em círculos.

Não precisa ter um super planejamento com dezenas de objetivos. Gosto sempre de pensar que menos é mais. Se você consegue ter um mínimo de organização estratégica com 3 objetivos centrais para o seu negócio, mas que levarão ele para outro patamar, já é suficiente. Melhor do que não ter nada ou ter 20 objetivos e terminar o ano sem ter conseguido atingir nem 30% deles.

Dedicar 1h diária para isso fará uma enorme diferença no desempenho da sua empresa. E todas as oportunidades que surgirem farão você refletir se vale realmente à pena aproveitar ou não. Se ela estiver alinhada com os seus objetivos, tem muito mais chances de dar certo do que se ela estivesse completamente fora do escopo.

Além disso, revisar constantemente os seus planos ajuda a se adaptar às mudanças do mercado e imprevistos que aparecerem no meio do caminho. Escolha uma periodicidade que melhor se encaixe para você e seu negócio, e comprometa-se a segui-la.

De nada adianta ter um plano que vai ficar guardado na gaveta, coloque em prática e revise de acordo com o previsto. Seus negócios vão mudar completamente e você vai ver que o nosso problema não é a falta de tempo, mas tempo mal empregado para coisas importantes, como as decisões estratégicas.

Imagem: Viktor Hanacek

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4 comentários sobre “Hora de dobrar a meta

    • Jorge Wanderley disse:

      Concordo contigo Hugo. Acho até que isso é essencial para conseguir sobreviver no mercado. Com um bom planejamento e metas definidas você consegue trilhar uma trajetória de crescimento e não de estagnação. Vlw a contribuição 😀

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