Organização do Tempo: A Arte de Fazer Acontecer

Todos os dias somos cercados por atividades que precisam ser realizadas e que possuem um prazo para finalização. São trabalhos da faculdade, relatórios de estágio ou do trabalho, pagamento de contas, entre muitas outras. Por conta do excesso dessas atividades, muitas pessoas acabam se esquecendo de realizar algumas delas.

Hoje vou dar algumas dicas de como organizar melhor seu tempo para que consiga cumprir tudo o que deve ser feito e ainda dentro do prazo de execução, ou seja, vamos falar sobre “Organização do Tempo”.

1. Descarregue tudo o que tem na sua mente. Isso mesmo! Tire tudo o que tiver na sua mente que precisa ser realizado e anote-as. Sabe aquele seminário que precisa fazer e entregar na próxima semana? Anote num papel ou agenda e não se esqueça de colocar a data de entrega. Isso é uma forma de você ter uma visão mais ampla de tudo o que precisa ser feito e facilitar a organização de suas prioridades.

Uma sugestão, que particularmente acho melhor, é você colocar essas informações em algum software. Pode até ser o próprio Word ou OneNote. Eles facilitam a sua organização e evita você de: perder o papel, amassarem sem querer ou simplesmente “desaparecer” no meio de suas coisas (todas essas possibilidades já aconteceram comigo). Depois vou escrever um post só com dicas de outros softwares que auxiliam nessa atividade.

2. Defina suas prioridades. Saber o que deve ser feito primeiro é de extrema importância. Após liberar a sua mente de todas as atividades que devem ser feitas, organize-as de acordo com o grau de importância e prazo de execução.

Pode parecer um pouco difícil enumerar as atividades com base nessas duas variáveis. Por isso, sugiro que você organize primeiro por data e em seguida analise o quão importante essa atividade é para você. Às vezes possuímos muitas atividades para um mesmo dia, o que nos leva a identificar qual é a mais importante daquele dia e priorizá-la.

3. Execute-as. Agora que você já esvaziou a mente e definiu as prioridades de suas atividades, é hora de começar a realizá-las. Afinal, só deixar no papel não fará com que elas sejam cumpridas.

No início isso pode parecer difícil. Conseguir tirar tudo o que precisa ser feito da sua mente é um desafio que tomará um pouco do seu tempo. Por isso não se desanime. Após algumas semanas você precisará apenas atualizar suas tarefas.

4. Revise suas atividades semanalmente. Com isso, você só precisará atualizar a sua lista e inserir algumas poucas atividades, ao invés de começar tudo novamente.

Para saber um pouco mais sobre “Organização do Tempo”, leia o livro “Getting Things Done – A Arte de Fazer Acontecer” de David Allen (Muito bom!).

E você? Esquece constantemente de realizar suas atividades, só lembra nas vésperas ou possui outra dica para organizar melhor seu tempo? Participe comentando aqui embaixo.

Então é isso! Se você seguir essas dicas corretamente, irá realizar melhor suas atividades dentro do prazo e não se esquecerá de entregar aquele trabalho que valia 1/3 da nota do semestre.

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3 comentários em “Organização do Tempo: A Arte de Fazer Acontecer

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