Cuidados para empreender na terceira idade

Com o objetivo de driblar o tempo ocioso e ocupar sua rotina com algo interessante, muitas pessoas acima dos 65 anos acabam recorrendo ao mundo do empreendedorismo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com dados do IBGE, 20% dos empregadores no Brasil fazem parte desse grupo.

Empreender é sempre um desafio, independente da idade que você tenha.

Empreender na terceira idade tem vários benefícios. O conhecimento e expertise adquirida ao longo da vida pessoal e profissional contribuem para serem mais assertivos nas decisões de seus negócios. E pelo extenso tempo de vida, suas relações sociais são bem maiores e mais sólidas que as de muitos jovens, o que facilita na hora de conseguir bons parceiros e promover suas soluções no mercado. Além de, claro, reduzir o tempo ocioso que acaba existindo nesse momento da vida.

Esses empreendedores possuem uma grande vantagem perante os mais jovens. O “CHA”, tríade de um acrônimo muito importante para quem comanda negócios, é bastante percebido como algo presente na vida deles.

  • Conhecimento: experiências aprendidas ao longo da vida.
  • Habilidade: competências aprimoradas na vida profissional.
  • Atitude: tranquilidade e motivação para empreender.

Apesar de tudo isso, é importante ficar atento a alguns cuidados para empreender na terceira idade. Por mais experiente que a pessoa seja, empreender ainda é um risco e precisa ser analisado com bastante cautela.

1) Não comprometa todo o seu patrimônio.

Tome cuidado com o risco do negócio e proteja as suas finanças pessoais. Quando somos mais novos temos mais tempo para reaver possíveis perdas e prejuízos que venhamos enfrentar. Aos maiores de 65 anos, esse cuidado precisa ser redobrado, ou a família pode acabar sendo prejudicada com as aventuras empreendedoras vividas.

2) Considere a opção de ter sócios.

Analise a possibilidade de se envolver com pessoas que estejam dispostas a dividir o risco do negócio com você e ainda contribuir para o crescimento dele. Complemente seus pontos fracos com as forças de um ou mais sócios e mitigue esse problema.

Mantenha-se sempre atualizado e próximo de pessoas dispostas a contribuir para o seu crescimento e do seu negócio.

3) Prepare-se para ter uma rotina bem mais movimentada.

À medida que vamos envelhecendo, nossas vidas vão ficando um pouco mais lentas e até meio paradas. Ao decidir empreender você terá uma rotina bem ativa, muitas vezes com várias imprevisibilidades no dia-a-dia, e você precisa estar preparado para isso. Cuidados com a saúde física e mental são mais do que necessários por aqui.

4) Empreenda algo que você goste.

Sabendo que sua rotina será bem agitada, e que você terá bastante responsabilidades com seu negócio, o ideal é que você decida empreender algo que você goste, tenha paixão e acorde todo dia motivado a batalhar por isso. Transformar um hobby em negócio pode ser uma excelente opção para você.

Empreender é sempre um desafio, independente da idade que você tenha. Mantenha-se sempre atualizado e próximo de pessoas dispostas a contribuir para o seu crescimento e do seu negócio. São mudanças de mercado, impacto da concorrência e muita tecnologia nova para evoluir o negócio. O aprendizado deve ser constante e o motivo pelo qual você decidir empreender deve ser algo sólido e motivador. Todas as pessoas podem empreender.

Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: