Todos os dias nascem e morrem empresas ao redor do mundo. Alguns são empreendedores que decidiram agir para colocar em prática suas ideias e outros são pessoas que não conseguiram manter o ritmo correto dos negócios.
Grande parte do motivo desses negócios não darem certo se dá em virtude da não adequação às mudanças que o mundo propõe. Ou seja, não conseguiram se transformar e evoluir na mesma velocidade que as outras empresas do mercado.
Se os hábitos de consumo mudam, sua empresa precisa mudar também, e se adequar a isso.
E essa é uma dúvida super recorrente entre empreendedores: quando é o momento certo de transformar o meu negócio?
Descobrir a hora de dar um “mexida” na casa para trazer novas ideias, novas percepções e novas soluções para o mercado é o que faz certas empresas se destacarem mais que outras.
Nunca me esqueço de quando era criança e minha mãe costumava tirar fotos da gente. Toda vez ela levava os filmes para revelar no estúdio e voltava com aquele álbum padrão da Kodak com as fotos das férias ou de algum evento.
A Kodak era referência em filmes fotográficos na época (década de 90), mas com o tempo ela foi ficando pra trás, a ponto, de hoje, quase ninguém ouvir falar mais dela. Infelizmente, ela não soube se transformar para o mundo digital no momento certo e acabou ficando para trás.
Várias empresas acabam agindo da mesma forma que a Kodak, sem acompanhar as mudanças e fechando as portas por falta de transformação.
Buscar trazer novidades para a empresa e evoluir pra melhor é uma preocupação tão necessária quanto equilibrar o fluxo de caixa da empresa.
Se os hábitos de consumo mudam, sua empresa precisa mudar também, e se adequar a isso. Esqueça a síndrome de Gabriela: “nasci assim e vou morrer assim”. Evolua e busque sempre transformar o seu negócio.
Confira minha coluna de Empreendedorismo sobre esse assunto na CBN Paraíba clicando no link abaixo:
Deixe um comentário