A tragédia de Brumadinho e a Responsabilidade Socioambiental das Empresas

É lamentável que tragédias como a de Brumadinho continuem acontecendo e as empresas continuem negligenciando suas ações com relação ao cuidado com meio ambiente.

Não é a primeira vez que algo do tipo acontece, tivemos há alguns anos atrás a tragédia de Mariana (coincidentemente causado, também, pela Vale – responsável pela barragem em Brumadinho). E mesmo assim, a impressão que temos é a de que os gestores dessas organizações não priorizam o cuidado com a sociedade em que estão inseridos e nem com o meio ambiente, que estão extraindo suas riquezas.

Engana-se quem pensa que isso é responsabilidade e obrigação somente das grandes corporações. Qualquer negócio, por mais simples e pequeno que seja, tem a mesma obrigação social.

Constantemente falamos sobre a importância do desenvolvimento para as empresas, da preocupação com as inovações. Mas isso não pode só acontecer na esfera tecnológica, mas nas esferas sociais e ambientais também.

E engana-se quem pensa que isso é responsabilidade e obrigação somente das grandes corporações. Qualquer negócio, por mais simples e pequeno que seja, tem a mesma obrigação social. Sua empresa está inserida na sociedade, gera empregos, melhora a economia; mas ao mesmo tempo, produz resíduos, consome energia, causa um impacto na forma como as pessoas vão passar a viver, e causa um impacto no ciclo ambiental.

É responsabilidade das empresas se preocuparem com os impactos sociais e ambientais que seus negócios geram, e tomarem medidas para proteger os recursos naturais e o meio ambiente como um todo.

Se ficou interessado em saber mais sobre o assunto e como o seu negócio pode contribuir para um mundo mais sustentável, confira abaixo a coluna que foi ao ar no CBN João Pessoa:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: