É lamentável que tragédias como a de Brumadinho continuem acontecendo e as empresas continuem negligenciando suas ações com relação ao cuidado com meio ambiente.
Não é a primeira vez que algo do tipo acontece, tivemos há alguns anos atrás a tragédia de Mariana (coincidentemente causado, também, pela Vale – responsável pela barragem em Brumadinho). E mesmo assim, a impressão que temos é a de que os gestores dessas organizações não priorizam o cuidado com a sociedade em que estão inseridos e nem com o meio ambiente, que estão extraindo suas riquezas.
Engana-se quem pensa que isso é responsabilidade e obrigação somente das grandes corporações. Qualquer negócio, por mais simples e pequeno que seja, tem a mesma obrigação social.
Constantemente falamos sobre a importância do desenvolvimento para as empresas, da preocupação com as inovações. Mas isso não pode só acontecer na esfera tecnológica, mas nas esferas sociais e ambientais também.
E engana-se quem pensa que isso é responsabilidade e obrigação somente das grandes corporações. Qualquer negócio, por mais simples e pequeno que seja, tem a mesma obrigação social. Sua empresa está inserida na sociedade, gera empregos, melhora a economia; mas ao mesmo tempo, produz resíduos, consome energia, causa um impacto na forma como as pessoas vão passar a viver, e causa um impacto no ciclo ambiental.
É responsabilidade das empresas se preocuparem com os impactos sociais e ambientais que seus negócios geram, e tomarem medidas para proteger os recursos naturais e o meio ambiente como um todo.
Se ficou interessado em saber mais sobre o assunto e como o seu negócio pode contribuir para um mundo mais sustentável, confira abaixo a coluna que foi ao ar no CBN João Pessoa:
Deixe um comentário