“Eu acho que…” | A importância da validação de uma ideia

No último fim de semana tive a honra de ser mentor novamente do Startup Weekend Campina Grande. Dessa vez o evento foi focado em projetos de impacto, ou seja, negócios sociais.

Sendo minha 11ª edição, fui pra Campina Grande com muita expectativa de poder contribuir com o aprendizado dos participantes e compartilhar experiências úteis para o desenvolvimento das ideias. O que muitos não sabem é que essa experiência de ser mentor também nos proporciona um aprendizado enorme.


O Startup Weekend

Startup Weekend é um evento de fomento ao empreendedorismo promovido pela TechStars, onde os participantes possuem 54h para desenvolver um negócio do ZERO. Para isso, são mobilizados mentores de várias partes do país (e às vezes até do mundo) com habilidades e experiências diferentes para auxiliar nos projetos.

Processed with VSCO with e3 preset
Equipe de mentores do Startup Weekend Campina Grande Social Impact 2018

Quando eu falo que aprendemos também, mesmo sendo mentores, é porque todo processo de ensino é uma via de mão dupla. Nós compartilhamos nossas experiências e conhecimento, mas ao mesmo tempo aprendemos com a energia, erros, acertos e visões (experiência e conhecimento também) diferentes dos mentorados.

Atualmente estou desenvolvendo um projeto com alguns amigos e a empolgação é enorme. Altas ideias, grandes insights, e o grupo do WhatsApp não para de chegar notificação à todo momento. Adoro essa vibe de equipe trabalhando em conjunto e dando o melhor para fazer acontecer.

Mas no meio do processo a gente fica tão acostumado com a rotina ou até tão empolgado com o projeto novo que acaba esquecendo algumas etapas fundamentais para as coisas darem certo. E foi isso que aconteceu comigo.

É incrível como a gente consegue pular etapas de um processo quando estamos envolvidos de corpo e alma na nossa ideia.

Esqueci uma etapa do negócio

Durante uma das mentorias que estava fazendo ao longo do fim de semana me deparei com uma situação bem peculiar e que fez minha mente mudar completamente com relação ao projeto que estou desenvolvendo com meus amigos.

Simplesmente eu percebi que havia uma etapa primordial que estávamos pulando no projeto: a validação. E inclusive já falei aqui sobre isso (dá uma lida aqui).

É incrível como a gente consegue pular etapas de um processo quando estamos envolvidos de corpo e alma na nossa ideia. (risos)

A primeira coisa que fiz ao retornar foi enviar dezenas de áudios no grupo para alinharmos essa questão e de fato repensar tudo o que havíamos feito até o momento.

  • Será que isso que estamos fazendo está certo?
  • Será que esse problema existe mesmo?
  • Será que as pessoas se importam com esse problema?
  • Será que nossa ideia vai ajudar mesmo as pessoas?
  • Será que….

Um dos maiores erros dos empreendedores é confiar na própria visão sobre o assunto e não conversar com outras pessoas para obter feedbacks.

Estávamos criando uma solução pra um problema não identificado de forma concreta, mas por meio de achismos baseados na nossa experiência. E isso é um dos maiores erros dos empreendedores que começam um projeto: confiar na própria visão sobre o assunto e não conversar com as pessoas que vivem aquilo diariamente para obter feedbacks.

É cômico (mas poderia ter sido trágico se tivesse colocado o projeto no ar sem essa análise) ver como podemos ficar imersos em algo de forma tão intensa que detalhes básicos acabam sendo esquecidos.

Por isso, a lição que aprendi e que compartilho com vocês é: Validem tudo o que vier na cabeça de vocês. Lembrem-se que tudo não passa de hipóteses até que você consiga dados para provar o contrário.

Se precisar de ajuda pra validar o problema que pretende atender e a solução do seu projeto, só conferir as dicas que compartilhei aqui. E se tiver alguma dica bacana de como você valida seus projetos, escreve nos comentários também. Será muito útil pra todo mundo. 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: