A pessoa é muito boa, mas…

Dizem que pessoas são a peça fundamental de qualquer projeto. E em parte concordo com isso.

“Às vezes a pessoa é muito boa em uma coisa, mas aquela função não é mais necessária pra você.”

Quem me conhece sabe que não sou do tipo extremista: nem sou 100% uma coisa, nem 100% outra. Gosto de analisar os pontos positivos de um e do outro, entendendo que a composição das partes é mais importante do que o foco total em uma delas.

Na Administração existe muito a “puxação de sardinha” pra sua área: Marketing diz que é o coração do negócio, Finanças diz que sem ele a empresa morre, Gestão de Pessoas diz que ela que é responsável por tudo acontecer, e por aí vai.

Mas no fundo, a empresa ou qualquer projeto que você desenvolve, nada mais é que uma soma de todas as áreas importantes. Todo mundo depende de todo mundo.

Sem dinheiro, você não consegue contratar pessoas, que não consegue produzir, que não consegue ter estoque, que não consegue atender à demanda do mercado, que não consegue gerar dinheiro para o negócio.

Ou seja, todos são interdependentes.

Eu comecei falando sobre pessoas porque percebo existe uma negligência muito grande na hora de agregar pessoas para projetos e negócios. Há aqueles que só contratam pessoas conhecidas, independente do conhecimento e experiência; e há aqueles que só contratam pessoas desconhecidas, super competentes, mas com pouco grau de confiança.

Avaliar os pontos positivos e negativos de alguém antes de introduzir ela no seu projeto é fundamental. Às vezes a pessoa é muito boa em uma coisa, mas aquela função não é mais necessária pra você, por já ter alguém ocupando, ou tem algum outro problemas que pode atrapalhar o andamento das coisas.

No fundo, voltamos à questão do equilíbrio. Qualquer decisão precisa de análise e reflexão. E na hora de agregar um novo membro na equipe, é necessário pensar e refletir na contribuição dela para o seu projeto e se vale à pena em detrimento dos possíveis problemas que podem acontecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: