O dia em que cogitei fechar minha empresa

Todo empreendedor algum dia pensou em fechar o próprio negócio.

A jornada da pessoa que decide virar o próprio patrão não é nada fácil. São inúmeros os problemas enfrentados e a cada dia que passa o caminho vai ficando mais desafiador.

Agora imagina você juntar isso com o cenário econômico desfavorável… É complicado :/

Várias vezes já pensei em fechar a minha empresa (várias meeeeesmo). Chegava para os amigos mais próximos e desabafava: “Cara, acho que não vai dar mais” ou “Está muito complicado e não sei como resolver isso. Infelizmente chegou o momento”.

Tem hora que o sapato aperta tanto que você decide tirar ele e jogar fora. E enquanto empreendedor isso acontece com uma frequência maior do que você imagina.

Conversar com sócio, amigos e mentores é fundamental para tentar tomar uma decisão mais sensata

O dia

Mas teve um dia em especial que parecia que a última gota tinha estourado pra mim.

Stress + Alta carga de trabalho + Desafios naturais do negócio + Problemas surgindo como se fossem Gremlins = Kamikaze

No momento em que me vi sem saída para os inúmeros problemas que estavam surgindo, literalmente, igual Gremlins, nunca tive tanta vontade de parar com tudo, dar um tempo nas coisas, colocar a cabeça no lugar e tentar recomeçar do zero ou fazer algo totalmente novo.

Sério! Tinha chegado no meu limite pessoal e profissional de aguentar acúmulo de problemas que pareciam não se resolver nunca e só aumentavam de tamanho.

Não é demérito admitir que já pensou em desistir. Somos seres humanos e temos nossos limites, temos emoções.

Nessas horas, conversar com sócio, amigos e mentores é fundamental para tentar tomar uma decisão mais sensata. Afinal de contas, você está com os sentimentos à flor da pele, o que impossibilita tomar uma decisão racional pesando os prós e contras de tudo.

Outra coisa que amo fazer nessas horas é ouvir histórias de empreendedores de verdade. Ouvir sobre os problemas enfrentados e como resolveram. E a Endeavor tem uma série de vídeos bem legais que gosto muito de ver e rever de vez em quando: Empreende[dor]. Vou deixar aqui um vídeo que me inspirou recentemente.

A lição

Aprendi com essas inúmeras situações que existe uma enorme diferença entre entender que o negócio não está dando certo e você precisa partir pra outra coisa, e entender que aquilo é só sua emoção do momento falando mais alto que a razão.

Evito tomar qualquer decisão nesses momentos. Prefiro buscar me equilibrar emocionalmente do stress e dos problemas pra depois refletir com calma sobre a situação.

Não é demérito admitir que já pensou em desistir. Somos seres humanos e temos nossos limites, temos emoções. O importante é aprender a lidar com esses momentos para saber qual a melhor decisão deve ser tomada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s