15 dicas para a sua carreira

Na edição nº150 da VOCÊ S/A o Lucas Rossi (mais conhecido como Estagiário Y) fez uma coletânea das 150 melhores lições de carreira já publicadas pela revista desde a sua criação. Nessa seleção você encontra dicas de todos os tipos: liderança, gestão do tempo, emprego e até gafes a serem evitadas. Resolvi, então, fazer o meu TOP 15 dessa coletânea.

Você S/A – nº150

Aqui vão elas:

  1. Planeje a vida. Coloque em um papel quais são seus objetivos para o próximo ano e para os próximos 5, 10, 15 anos. Não foque só o lado profissional, você já passa, no mínimo, oito horas do dia pensando nele. (Ed.92)
  2. Diga “NÃO”. Se não vai conseguir fazer alguma tarefa, não enrole. O importante é deixar claro que, naquele momento, você está ocupado com outras atividades. (Ed.78)
  3. Marca pessoal. A forma como você se relaciona com as pessoas ou como arruma sua mesa ou se veste faz parte de sua marca. “Quando alguém diz seu nome, no que as pessoas pensam?”, questiona a americana Karen Post, especialista em marca pessoal. (Ed.94)
  4. Frustrações? Você pode encará-las de duas maneiras: como derrotas ou oportunidades. Cresce com o fracasso quem aprende com os erros e segue em frente. (Ed.21)
  5. Na entrevista de emprego. Fale sobre suas experiências com firmeza, clareza e segurança. Ressalte os trabalhos que desenvolveu e mostre que a empresa pode ganhar com a sua contratação. (Ed.71)
  6. Cinco atitudes para mudar.
    1. Ouvir sem preconceitos.
    2. Admitir suas limitações.
    3. Ter senso de comunidade.
    4. Compartilhar decisões.
    5. Respeitar individualidade. (Ed.82)
  7. Redes sociais com moderação. Usar as redes sociais traz benefícios para a carreira, mas não precisa frequentar todas o tempo todo. (Ed.121)
  8. Citação. “Não deixe o dia passar. Não deixe que distração após distração o leve ao fim de mais um dia sem que você trate de projetos importantes” Tom Peters, guru de administração. (Ed.1)
  9. Evite confrontos. Eles não aumentam a competitividade; apenas geram mais estresse. Por isso, dialogue o máximo possível. (Ed.83)
  10. Se você é jovem… Aproveite para experimentar novas áreas e descobrir em qual se encaixa melhor. Adquira o máximo de conhecimento possível e tire dúvidas com os mais experientes. (Ed.123)
  11. Autoconhecimento. Você só consegue entender aonde quer chegar na carreira depois de descobrir seus valores, seus pontos fortes e suas deficiências. (Ed.54)
  12. O medo… Pode arruinar sua carreira. Para controlar o sentimento, filtre o ambiente e descubra se seus fantasmas são reais. (Ed.9)
  13. Voluntariado… É bom para a vida profissional. Quem pratica ação social encontra significado no que faz, conhece novas realidades e se sente mais motivado. (Ed.143)
  14. Durma bem. “O sonho faz com que o cérebro registre as atividades do dia e crie estratégias para resolver novos problemas”, diz a neurocientista Suzana Herculano-Houzel. (Ed.149)
  15. Citação. “Todos precisamos de um amigo que nos desafie. Aquela pessoa que, no auge de uma irritação invejosa sua, você chama de cê-dê-efe, mas que , no fundo, você admira. Eles são fonte de inspiração, eles nos tiram da zona de conforto.” Luiz Carlos Cabrera, professor da Eaesp-FGV. (Ed.95)

Essa seleção que fiz contém somente 10% de todas as dicas que você pode encontrar na revista. Para acessar a matéria completa, clique aqui.

Anúncios

4 comentários sobre “15 dicas para a sua carreira

  1. Felipe Guedes disse:

    Ótimo post! Sensacionais essas dicas. A 14ª é uma das mais importantes p/ nossa geração Y. O ritmo de informações e atividade costuma ser muito intenso, o sono deixa de ser algo essencial, o que acaba prejudicando as demais atividades. É muito importante se atentar ao descanso, e também a realmente descansar quando deixar o trabalho. As vezes continuamos a cabeça nele mesmo depois de deixá-lo, o que não é bom para ninguém. Buscar um equilíbrio real entre atividades profissionais e pessoais é a base para boas noites de sono (rss).

    Postei um link para o seu blog lá no meu Jorge, muito legais os posts por aqui.

    Grande abraço!
    :]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s