O Business Model Canvas (BMC), ou Canvas do Modelo de Negócio, foi criado por Alexander Osterwalder e sempre foi muito difundido no ecossistema de startups. No entanto, ela é uma ferramenta de gestão muito útil para qualquer tipo de negócio.
O objetivo principal do BMC é descrever a lógica de criação, entrega e captura de valor pela sua empresa no mercado. Pra isso, Osterwalder agrupou 9 componentes básicos para o funcionamento do negócio em 4 grandes áreas:
- Clientes
- Oferta
- Infraestrutura
- Viabilidade Financeira
É dentro dessas áreas que temos as famosas: Proposta de Valor, Segmentação de Clientes, Atividades-Chave, Modelo de Receita, dentre outros componentes.
Entenda a diferença do BMC e do Plano de Negócios, o motivo dele ser tão importante hoje em dia e confira algumas dicas interessantes de como você pode aplicar isso em seu negócio com a minha coluna no CBN João Pessoa que foi ao ar hoje pela manhã. Clique aqui e escute a coluna completa na íntegra.
E se quiser saber como transformar sua ideia em negócio utilizando metodologias como o Business Model Canvas e o Mapa da Proposta de Valor, então participe do meu workshop que vai rolar dia 29/09. Acesse o link aqui e garanta sua vaga com 30% de desconto para os primeiros inscritos.