Só vou trabalhar quando quiser

Um dos grandes motivos pelo qual as pessoas decidem empreender ou trabalhar como freelancer (que não deixa de ser um tipo de empreendedor) é “ter independência para fazer seus próprios horários”. Mas será que a gente tem toda essa liberdade mesmo?

Trabalho de forma independente (com uma empresa e projetos próprios) há 8 anos e uma das coisas que mais aprendi foi a otimizar melhor o meu tempo. Tanto o tempo de trabalho como o tempo de lazer.

O sonho

É super comum no início da carreira de empreendedor ou de freela a gente se encantar com a liberdade que esses formatos de trabalho nos dão.

Com os avanços da tecnologia e a internet sendo nossa principal ferramenta de trabalho, temos muito mais liberdade no trabalho.

Podemos: Acordar a hora que quiser, trabalhar de pijama, agendar reuniões em horários mais convenientes para nós, definir nossa hora de término de trabalho, poder sair pra curtir a praia numa Segunda-Feira pela manhã, ou se dar ao luxo de viajar no meio da semana para descansar um pouco (como fiz lá em Pipa/RN).

Tudo isso são realmente possibilidades que temos ao optarmos por trabalhar de forma independente. E nos dias de hoje, com os avanços da tecnologia e a internet sendo nossa principal ferramenta de trabalho, temos muito mais liberdade no trabalho.

A realidade

Apesar disso tudo não ser mentira, tenho que dizer que nem sempre é verdade. Olha essa frase aí:

Tudo te é lícito, mas nem tudo te convém.

Pois bem, é bem assim que funciona a nossa rotina de empreendedor e freelancer. Podemos fazer tudo isso, mas na realidade não fazemos nem a metade disso porque precisamos ser responsáveis.

Por mais que você queira dormir até mais tarde, seu cliente vai precisar fazer uma reunião às 08h da manhã na Segunda-Feira. Por mais que você queria parar de trabalhar às 18h, vão existir ainda 3 pendências que precisam ser cumpridas antes da meia-noite. São questões que fogem a sua decisão pessoal e que exigem nosso comprometimento.

Apesar disso tudo, não posso negar. Temos muito mais liberdade do que se fossemos funcionários de alguma empresa. É uma questão de que nem tudo será um paraíso, e que você precisa estar ciente disso.

O equilíbrio

No fundo, tudo é questão de equilíbrio.

Vão ter dias que você vai estar se sentindo menos produtivo e não vai ter energia pra poder produzir bem. E dependendo da sua rotina, você vai poder (e aconselho muito isso) dar uma pausa e ter um Day OFF para colocar a cabeça no lugar.

A rotina de um empreendedor pode ser muito estressante e isso é fundamental para a nossa saúde mental e física.

E vão ter momentos que você vai estar com um gás louco num Sábado e vai querer entrar noite adentro trabalhando. E (ao meu ver) isso é bom de ser feito de forma sensata. Não é que vamos ficar todo dia trabalhando 18h diretas, porque isso é loucura e nada saudável.

Mas como disse, precisamos ter equilíbrio. Se vou ter uma jornada de 18 horas de trabalho hoje, vou tirar um tempo de descanso outro dia. Você se deu 1 semana inteira viajando pra curtir? Então na semana seguinte você vai precisar compensar esse tempo.

Não vamos curtir a vida sem responsabilidade e não vamos trabalhar feito loucos até adoecer. Mas sim, em muitos momentos você vai poder ter liberdade para trabalhar a hora que quiser. E isso é maravilhoso! 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: