Empreendedorismo Jovem #04 | A importância de escolher bons sócios

Uma decisão que a gente precisa tomar antes mesmo de abrir o CNPJ: ter ou não ter um sócio?

Há quem prefira tocar o negócio sozinho e não ter sócio algum, e há aqueles que preferem ter um parceiro junto para desenvolver as estratégias, dividir os riscos e compartilhar os ganhos. Eu sou mais desse segundo tipo.

Mas a maior dúvida não é escolher em ter ou não um sócio, mas em como escolher a pessoa ideal para essa parceria.

Sociedade Empresarial é igual casamento. Se escolher errado….

Dicas para escolher bons sócios

1. Não escolha sócio somente pela amizade.

Amigos, amigos, negócios à parte. O maior erro que as pessoas cometem é em escolher o sócio somente pelo grau de afinidade que possuem. Acham que o seu melhor amigo é a pessoa ideal para ser parceiro de negócios. Mas na verdade não é bem assim.

Analise as competências profissionais da pessoas, além da afinidade. Ter uma boa sintonia é fundamental. Mas de nada adianta ser uma pessoa maravilhosa, e profissionalmente não tiver características que ajudem no negócio.

2. Escolha pessoas que complementem seu conhecimento e experiência.

Outro erro cometido pelos empreendedores em geral é escolher pessoas que são muito parecidas com elas.

Quando temos pessoas que pensam e agem de forma muito parecida com nós, as chances de não evoluirmos é muito grande.

Busque pessoas que tenham perfis complementares ao seu. Se você é bom em marketing e tem deficiência na área de finanças, vá atrás de um sócio bom nessa área. Esse equilíbrio vai fazer o negócio caminhar com muito mais tranquilidade e as chances de dar certo são bem maiores.

3. Separe a relação pessoal (amizade ou familiar) da relação empresarial.

Você analisou seu amigo, sua mãe, e percebeu que são profissionais que podem contribuir com o negócio e tem perfis complementares ao seu. Show de bola! Mas e a relação que vamos ter?

A pior coisa é quando os sócios não sabem separar as relações pessoais das relações profissionais. A hierarquia que você tem em casa, não tem nenhuma relação com a hierarquia da sua empresa. E esse é um dos erros de negócios familiares (em sua maioria).

Sou sócio da minha mãe no Tot, mas temos relações igualitárias de decisão e de responsabilidades. Não é porque ela é minha mãe que devo aceitar tudo o que ela diz. Se percebo que alguma decisão está equivocada, argumento e tomamos a decisão juntos.

4. Tenha junto pessoas que te provoquem.

Lembra dos perfis complementares? Pois bem, agora aceite as provocações feitas pelo seu sócio (que é diferente de você).

O bacana de ter pessoas diferentes trabalhando juntos é esse choque de ideias. Enquanto um pode estar viajando na maionese, o outro pode acabar sendo o “advogado do diabo” e fazendo levantamento de pontos que você nem havia percebido.

A princípio pode ser chato a provocação, mas no futuro você vai agradecer por teu sócio ter feito você pensar de forma mais racional e instigado a refletir em coisas que você tinha passado batido.

5. Deixe as funções claras para cada um.

Por fim, deixe bem claro para todos. O cada sócio deve fazer precisa estar devidamente apresentado.

Não existe nada mais chato que ficar perdido no meio do trabalho sem saber o que deve fazer. Sem contar que na hora do stress um vai jogar que faz mais coisas e que o outro não faz nada. E aí, amigos, o caos está instalado.

Coluna CBN João Pessoa

Gostou das dicas? Então escute a coluna dessa semana na CBN João Pessoa, onde falei melhor sobre cada um desses pontos e dei alguns exemplos bem interessantes.

Fique ligado que toda Terça às 10h estou ao vivo na 101.7FM (ou pelo link aqui) e no dia seguinte a coluna é postada na íntegra aqui no blog pra vocês.

Clique no banner abaixo para escutar a coluna completa.

Coluna_CBN_#04

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s