Meu sucesso depende de você

Não cara! Você está pensando errado.

Cada vez mais vejo pessoas depositando o sucesso delas em terceiros. E quando falo em “sucesso”, falo de chegar aonde você gostaria de estar e se sentir bem com isso, seja na carreira ou na vida pessoal; não digo necessariamente fama e dinheiro.

Frases como: “A culpa é do sistema que não facilita as coisas”, “Se eu morasse em outro lugar seria diferente” ou até “Eu faço tudo como deve ser feito, o mercado que é ruim”, são formas diretas de tirar o corpo fora do situação e passar o problema de algo não acontecer como deveria em coisas externas. Você acaba não se sentindo culpado por algo acontecer.

Um amigo chegou pra mim um tempo atrás sem entender porque as coisas não estavam caminhando como deveriam. Ele tinha um produto bacana pra vender, que era extremamente necessário para outras empresas, mas já estava há 2 anos sem sair do canto. E toda vez que conversávamos, colocava a culpa no concorrente que já era forte no mercado e acaba inibindo a entrada de novos players.

Uma coisa que aprendi nos negócios é que as coisas só andam se tomarmos uma atitude. Enquanto não fizermos nada, nada acontecerá. Parece meio óbvio, né? E é! Mas, para muitas pessoas que estão culpando outros fatores por algo não dar certo, não é tão claro assim.

Outra situação que vejo muito acontecer é de pessoas que ficam trabalhando naquela vibe  bem slow down, sem muito esforço, sem realmente se dedicar por completo, com a justificativa: “estou esperando algo de impacto acontecer na região e dar uma ‘mexida’ no mercado”.

Tenho uma teoria pessoal sobre certos empreendedores, a “Teoria da Loteria”. Sabe quando alguém ganha na loteria do Bairro X e, de uma hora pra outra, todo mundo começa a apostar horrores nessa mesma loteria? Pois bem. Vejo muitos empreendedores assim. Esperam ter alguém que vire um case de sucesso do seu lado pra poder se motivar a fazer o dele. Só que da mesma forma que a loteria do Bairro X não tem um pó mágico que vai tornar outras pessoas milionárias, o case de sucesso do seu lado não vai te tornar um sucesso também.

Cada um tem o seu caminho, sua própria trajetória. E da mesma forma que grandes atletas, siga a sua independente de outras pessoas. Ficar depositando o sucesso do seu negócio em terceiros é o cúmulo do absurdo. Claro que as coisas dependem de N fatores além de simplesmente agir. Mas, se você não age, colega, podem estar todos os planetas alinhados e a lua favorável que a o negócio não vai sair do canto.

Se tem um problema no meio do caminho, reinvente-se; tente agir de forma criativa para lidar com a situação e sair da melhor forma. Lamentar disso e colocar a culpa nos outros não vai fazer as coisas mudarem. O seu sucesso depende de você.

Imagem: Jorge Wanderley

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s