A Empresa Júnior e a sua carreira

Alguns dizem que é um laboratório universitário, outros que é um simulador do mercado de trabalho, mas, independente de como é chamado o fato é que a empresa júnior faz a diferença na vida dos estudantes.

A Empresa Júnior (abreviada por EJ) é uma empresa como outra qualquer. Possui CNPJ, clientes de verdade, executa serviços, possui receita, e até paga impostos. A diferença está nos seus gestores. Toda EJ é formada exclusivamente por estudantes do nível superior que estão dispostos a aprender. Apesar desses estudantes não recebem financeiramente pelo que fazem, muitos dizem que a experiência que você adquire ao longo dos anos na EJ é sensacional (Clique aqui e veja uma matéria da Brasil Júnior).

Além de executar os serviços da sua área de atuação, você aprende a gerenciar uma empresa. Os cargos encontrados em uma EJ são os mesmos de uma empresa sênior (empresa que não é júnior). O diretor de marketing, diretor de projetos, diretor de finanças, diretor de RH, assessores, consultores e até o presidente são essenciais para o seu gerenciamento. A empresa júnior é a única empresa em que você pode exercer grandes cargos desde cedo, o que te deixa muito mais preparado e experiente para exercer a mesma função quando sair da universidade.

No entanto engana-se quem pensa que entrar em uma empresa dessas é fácil. O processo de seletivo de uma EJ é tão difícil quanto o de uma grande empresa. São dinâmicas, entrevistas, análises de currículo e até um programa de trainee. Participei do processo seletivo da UniSigma Consultoria, EJ do IFPB, e digo que foi bem difícil. Dos 30 inscritos no processo seletivo, somente 8 passaram (Inclusive eu). Logo abaixo inseri um vídeo com a reportagem sobre empresa júnior que foi veiculada no Bom Dia Brasil.

Brasil é o país com o maior número de empresas júniores do planeta.

(Vídeo extraído do YouTube.)

A dica que dou é a seguinte: Aproveite o seu tempo durante o curso e cresça o máximo que puder. Se a sua universidade possuir uma EJ, participe do processo seletivo. Invista em você, na sua carreira. Caso ainda não exista, monte uma com seus colegas. Qualquer coisa, a Brasil Júnior, órgão responsável por representar todas as EJ’s brasileiras, poderá ajudá-lo. A UniSigma Consultoria, empresa que estou trabalhando hoje, possui menos de um ano de existência, e a Brasil Júnior, juntamente com outras EJ’s da região, nos ajudou muito. Então, saia da sua zona de conforto e mostre do que é capaz. Afinal de contas,

“O céu é o limite!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: