Orientações para iniciar projetos dentro da empresa

Desenvolver projetos dentro da empresa é algo bem normal e até faz parte da rotina de algumas empresas com setores destinados exclusivamente a esse fim.

São os projetos que fazem um negócio evoluir no quesito “inovação“, seja desenvolvendo algo totalmente novo ou aprimorando os existentes ali dentro. A grande questão é que saber o momento certo de fazer isso pode parecer confuso para algumas pessoas.

De forma resumida, o projeto consiste em demandar um esforço de recursos para atingir um objetivo específico e que possui o momento certo para iniciar e encerrar esse trabalho. Ou seja, o projeto sempre vai precisar ter um fim já estabelecido antes mesmo dele começar.

Mas, caso você não tenha como ter uma equipe integral na parte de projetos, se pudéssemos elencar dois momentos que valem a pena pensar em iniciar um projeto dentro da empresa, eu destacaria:

Aparição de novos concorrentes

Os concorrentes sempre são motivo de dar uma mexida nos nossos negócios. Diretos ou indiretos, ambos trazem seus efeitos e impactos nas estratégias de uma empresa e nos fazem ficar alertas sobre como reagir. Os primeiros são mais claros pois competem diretamente com nossos produtos e serviços, mas os indiretos… precisam de uma atenção extra.

Muitas vezes os concorrentes indiretos se mostram inofensivos e menos importantes. Eles podem até não gerar tanto problema de início, mas em algum momento as coisas podem mudar, e é aí que o bicho pega. Nesse caso, desenvolver projetos para minimizar os impactos dos concorrentes indiretos se torna uma ótima estratégia.

Resultados insatisfatórios da empresa

Às vezes a empresa pode até não estar ruim, mas está do mesmo jeito há muito tempo. E permanecer sem evolução não é algo bom para um negócio.

Pode ser que você esteja em uma fase da sua empresa onde precise arriscar um pouco, mas tem receio de prejudicar o que já foi construído até o momento. Nesse caso, desenvolver projetos pode ser uma solução menos arriscada e que transforme os seus negócios.

Testar soluções, validar ideias e propor novas abordagens ao que é feito na empresa. Independente do seu objetivo, iniciar um projeto na sua empresa vai permitir que você possa desenvolver o seu negócio com mais segurança aos riscos.

Existem vários outros momentos que você pode julgar interessante para decidir iniciar o desenvolvimento de projetos na sua empresa. O que vale é compreender a necessidade de se reinventar com segurança e de forma estruturada.

Lá na CBN Paraíba eu fiz uma coluna completa sobre esse assunto e ainda expliquei as etapas do desenvolvimento de projetos, além de trazer alguns cuidados importantes durante esse processo que não podemos deixar de lado. Escute aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: