Lições que todo empreendedor deveria aprender | Rework

Esqueça as formas “tradicionais” de gerenciar uma empresa, desconstrua tudo o que você já aprendeu e reconstrua de uma forma diferente. É essa a proposta que Jason Fried e David Heinemeier Hansson trazem em seu livro “Reinvente sua empresa – Mude sua maneira de trabalhar”.

Muitos administradores e empreendedores tendem a seguir à risca todo e qualquer tipo de receita que é ensinada para se ter um negócio de sucesso. Se você quer ouvir mais do mesmo, esse livro com certeza não é o ideal. Mas, se estiver disposto a ver o empreendedorismo e a gestão empresarial de uma ótica diferente, devore cada página.

Assista aqui também meu vídeo comentando um trecho do livro que fala sobre tomar decisões precipitadas.

Várias pessoas já haviam me indicado para ler “Rework” (título original do livro) dizendo que minha cabeça ia explodir de ideias, que ia conseguir visualizar a administração da minha empresa de forma completamente diferente e que muito provavelmente ele ia virar minha bíblia no escritório. Confesso que achei um pouco demais esses comentários, e por isso demorei a começar a leitura. Somente 2 anos depois de ter conhecido o livro, e já atuando no mercado com minha empresa há 3 anos, decidi dar uma chance ao Jason e David para me surpreenderem com sua palavras. E, meus amigos, que livro!

Eles já começam assim:

“Este livro não está fundamentado em teorias acadêmicas. Tudo o que temos a dizer sobre a criação, o gerenciamento e o crescimento de um negócio se baseia na nossa experiência.”

(Rework: Reinvente sua empresa)

Ou seja, eles decidiram compartilhar o que eles aprenderam com a vivência deles no negócio ao invés de ficar rescitando estudiosos e especialistas. E eu achei isso fantástico, porque me lembrou quando eu sentava para ouvir as histórias dos meus avós sobre o que eles já haviam passado na vida. Tem coisa mais interessante que ouvir histórias de quem já passou por aquilo e está disposto a te ensinar de forma simples, como se fosse uma conversa e não uma aula fundamentada em teorias e conceitos que na maioria das vezes não fixam na nossa mente?

Porém, a forma como absorvemos cada capítulo do livro é diretamente influenciada pela fase em que nós nos encontramos enquanto profissionais. Eu divido o livro em 3 grandes partes: antes de começar um negócio, começando um negócio e desenvolvendo ainda mais o negócio. E cada uma dessas partes representa uma fase em que estamos na nossa carreira. Se você ler antes de ter um negócio, sua visão será completamente diferente de quando você já tiver operando no mercado, e isso que torna o livro interessante. Você pode ler o mesmo capítulo em épocas distintas e tirar lições novas. E se já tiver com uma empresa, como foi o meu caso, poderá associar várias situações com suas próprias experiências, erros e acertos. É um livro bem dinâmico, que você pode tanto ler tudo em um único dia, como passar meses lendo e relendo.

Você pode ler o mesmo capítulo em épocas distintas e tirar lições novas.

Com uma leitura muito gostosa e capítulos curtos e objetivos, “Rework” desmistifica vários pré-conceitos, apresenta formas diferentes de visualizar o gerenciamento de uma empresa e trás visões inovadoras sobre os temas tradicionais do empreendedorismo. Tudo isso com base no que os autores vivenciaram ao longo de 10 anos de empresa.

Segundo eles, um dos principais fatores de muitos negócios não darem certo é a forma como os gestores enxergam a empresa. Desde a concepção da ideia, o processo de contratação de novos funcionários, a cultura organizacional, a publicidade e propaganda, além das formas de investimento, o livro conta com inúmeras lições práticas e simples, mostrando que não é preciso de muito para se obter lucro e ser bem sucedido.

O livro permite que você abra a mente para visões diferentes e consiga encontrar a sua própria solução.

E, realmente, ele se tornou uma bíblia para mim. Mas não no sentido de seguir à risca cada palavra e vírgula contiga nele – até porque essa nem é a proposta do livro. Falo no sentido de que sempre que precisar refletir sobre algum tipo de área ou fase do seu negócio, posso encontrar uma situação em que os autores vivenciaram, como eles reagiram a ela e o que aprenderam com isso. É uma forma de você abrir a mente para visões diferentes e encontrar a sua própria solução. 

Afinal, empreender e administrar um negócio não são uma ciência exata. Podemos possuir inúmeros caminhos para chegar no mesmo resultado. E o mesmo caminho seguido por duas pessoas diferentes não significa que terão o mesmo resultado no final. Por isso, abra sua mente e permita-se visualizar as coisas com um outro olhar; encontre o seu próprio caminho e siga-o da melhor forma possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: