Essa é a forma correta de contratar pessoas para sua empresa

Quem tem empresa sabe que uma das tarefas mais delicadas e importantes é a contratação de pessoas. Sem as pessoas o negócio não anda e seu propósito, enquanto empresa, é inalcançado. Por isso, é importante saber a forma correta de contratar pessoas e montar um bom time de profissionais.

O cenário hoje em dia de contratações pelas empresas, após 1 ano do início da pandemia do Covid-19 no Brasil, está bem diferente.

Uma pesquisa recente do Sebrae usando dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostrou que em Janeiro/2021 as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) lideraram pelo 7º mês consecutivo o número de gerações de emprego no país. Representando cerca de 75% do total de empregos formais, e sendo o dobro do mesmo mês em 2020, as MPEs mostram que são elas que geram o maior impacto no mercado de trabalho.

Hoje os negócios se reinventaram, existe uma grande oferta de vagas para pessoas com conhecimento e experiência, e não há mais limite algum de barreiras geográficas na hora de contratar pessoas para uma empresa. Isso já era comum antes da pandemia, mas com a necessidade mais constante do distanciamento social, essa possibilidade de contratar pessoas de qualquer lugar do país (ou do mundo) se tornou muito mais recorrente.

Como contratar pessoas?

A forma correta para contratar pessoas varia de acordo com a sua necessidade e o seu contexto enquanto empresa. Não existe uma única forma exclusiva para isso. Por isso, a melhor forma é a que você percebe mais adequada para sua realidade.

Você precisa analisar alguns fatores antes de decidir os critérios de contratação.

Sempre existe uma dúvida e questionamento se é melhor contratar alguém que tenha o conhecimento, ou que tenha a experiência de execução, etc. Até perguntei no meu Instagram (@jorgewanderley) o que as pessoas consideram mais importante na hora de contratar alguém, e o alinhamento de propósito e valores pessoais ganhou com 74% dos votos. Abaixo você confere o resultado das opções que coloquei:

  1. Alinhamento de propósito e valores pessoais (74%)
  2. Conhecimento sobre o assunto (17%)
  3. Experiência nas atividades (9%)
  4. Preço/Salário mais em conta (0%)

Mas a real é que você precisa analisar alguns fatores antes de decidir os critérios de contratação que serão mais importantes para você.

Orientações para descobrir o tipo de profissional para sua empresa

O primeiro ponto é analisar o tipo de vaga que sua empresa estará ofertando ao mercado. Para que você precisa de alguém? O que essa pessoa irá realizar no dia-a-dia? Quais as funções necessárias de execução? Essas reflexões vão ajudar você a entender melhor a exigência no que diz respeito à parte técnica da função em questão.

O segundo passo é pensar no perfil do profissional adequado para isso. O que essa pessoa precisa saber fazer? Como ela precisa agir? Qual o tipo de temperamento esse profissional precisa ter? Às vezes você precisa de uma pessoa mais tranquila, mais agitada, comunicativa, focada em detalhes… São vários pontos que você elencar para desenhar o perfil da pessoa ideal.

Contratar sempre será uma atividade complexa e que exigirá um cuidado e atenção especial da sua parte.

E por fim, você precisa definir bem o processo de seleção (leia também: Como desenhei um processo de seleção para minha empresa). Com base no tipo de vaga e no perfil desejado, vai ficar mais claro como você poderá desenvolver o processo para encontrar o profissional adequado para sua empresa. Cada etapa do processo de seleção precisa ter um motivo para existir e gerar informações úteis para auxiliar sua tomada de decisão final. Não adianta fazer dinâmicas aleatórias e criar etapas que atrapalham mais do que ajudam. Pense bem nessa construção para ter uma contratação tranquila e assertiva.

Contratar sempre será uma atividade complexa e que exigirá um cuidado e atenção especial da sua parte. Ninguém quer qualquer pessoa sendo contratada. Afinal, um processo falho de seleção pode custar caro para sua empresa no futuro, seja financeiramente, seja com o clima organizacional pesado ou trabalhos com queda de qualidade. Por isso, estude bem, dedique para construir algo sólido e boa contratação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: