Descubra o que é necessário para empreender

Empreender pode ser o sonho de muitas pessoas que almejam ter uma liberdade profissional, autonomia financeira e trabalhar em algo que tenha um sentido pessoal à sua vida. Independente do motivo pelo qual você decide empreender um novo negócio, é importante ter em mente que conhecer a si mesmo é fundamental.

O empreendedor que não possui um bom autoconhecimento pessoal e profissional terá muita dificuldade em lidar com situações e contextos que serão expostos no comando da sua empresa. E isso pode custar caro a longo prazo na sua jornada.

Perfil Empreendedor

Existem várias questões que precisamos analisar quando cogitamos empreender em um novo negócio:

  • Tenho estabilidade emocional para correr todos os riscos inerentes ao mundo dos negócios?
  • Estou disposto a trabalhar mais de oito horas por dia e em vários dias da semana, se necessário?
  • Conheço bem todas as minhas limitações e as limitações do negócio que pretendo abrir?

Não existe o certo e o errado, mas um autoconhecimento para entender o seu contexto pessoal dentro da sua jornada empreendedora.

Esses são apenas alguns dos questionamentos que você precisa fazer antes de dar o passo de abrir sua empresa. É com base nessas informações que você vai conseguir compreender melhor o seu perfil empreendedor para traçar o caminho que irá percorrer com sua empresa.

As perguntas acima variam de acordo com perfil de cada pessoa e isso influencia o seu perfil enquanto empreendedor comandando negócios. Não existe o certo e o errado, mas um autoconhecimento para entender o seu contexto pessoal dentro da sua jornada empreendedora.

Habilidades do Empreendedor

Existe muito aquela dúvida clássica: as pessoas nascem empreendedoras ou se transformam em empreendedoras?

Na minha visão pessoal, as pessoas desenvolvem habilidades que podem torná-las empreendedoras. Essas habilidades combinadas com o seu perfil empreendedor vão contribuir para construir a sua carreira liderando negócios.

Cada uma das habilidades empreendedoras podem ser aprendidas e desenvolvidas.

Empreender tem a ver com a postura que se tem diante das situações que precisa enfrentar. E algumas habilidades que podem ajudar nesse processo são:

  • Proatividade para realizar as coisas e conseguir se antecipar a problemas.
  • Criatividade para pensar em soluções inovadoras levando em consideração as suas limitações e recursos.
  • Visão de Futuro para conseguir visualizar onde você pretende levar a sua empresa e as estratégias que precisam ser realizadas.
  • Capacidade de Liderança para conduzir as pessoas que estão ao seu lado rumo aos objetivos do negócio de forma envolvente e inspiradora.

Cada uma dessas habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas. Você pode até já ter algumas delas (ou todas), porque a sua vida pode ter contribuído nesse desenvolvimento ao longo dos anos. Mas pode ser que você não tenha e precise desenvolver, sendo totalmente possível de adquirir todas elas.

O grande segredo dos bons empreendedores está em compreender quem eles são enquanto pessoas, seus desejos pessoais para o futuro, seus níveis de capacidade para assumir riscos e as habilidades que possuem para construir toda a sua trajetória. A partir desse ponto você poderá caminhar com mais segurança e maturidade no comando do seu negócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: