Compreendendo o limite da relação entre empreendedor e colaborador

Dentre os vários desafios em tocar um negócio próprio, temos um dos mais delicados e importantes que é a relação com sua equipe de trabalho.

Lidar com pessoas já é difícil por si só em nosso dia-a-dia vivendo em sociedade, mas quando encabeçamos um negócio e temos responsabilidade sobre essas pessoas que trabalham conosco, isso se torna ainda mais sensível.

Cada um acaba lidando da melhor forma possível, mas existem diversas ações que podem ser feitas para facilitar esse processo, independente do tipo de negócio que você tenha e do tipo de pessoas que estejam envolvidas junto com você.

Ado A-Ado, Cada um no seu Quadrado

É comum o empreendedor usar seu próprio trabalho, esforço e dedicação para comparar com o trabalho do resto do time. Mas será que essa comparação é justa? Eu digo a você que não é.

Suas motivações, inspirações, anseios, necessidades e relação com o negócio são completamente diferentes do resto das pessoas que trabalham na sua empresa. Você é o dono e trabalha pra si mesmo. Eles são seus funcionários e trabalham pra você. Isso por si só já muda toda a percepção sobre o trabalho.

Compreender que vocês possuem contextos diferentes de trabalho ajuda a equilibrar as expectativas relacionadas ao desempenho, tornando a relação com seus colaboradores muito mais saudável.

Para manter um bom relacionamento de trabalho entre empreendedor e colaborador é preciso ter maturidade, empatia e respeito.

Amigos, amigos. Negócios à parte

Envolver amigos e familiares no negócio pode ser fantástico. Você consegue ter pessoas com alto nível de confiança e ainda ter um clima organizacional mais homogêneo, tendo em vista que são pessoas que já fazem parte do seu círculo social.

A grande questão nesse ponto é quando essa relação social muito próxima interfere negativamente na relação profissional que se tem no negócio. Deixar de penalizar por algo feito ou favorecer a pessoa simplesmente por conta da proximidade que possuem é injusto e anti-profissional.

Por isso, é muito importante estabelecer os limites para que você não perca sua relação social existente e nem prejudique o futuro da sua empresa por conta disso.

Para manter um bom relacionamento de trabalho entre empreendedor e colaborador é preciso ter maturidade, empatia e respeito. Maturidade para lidar com os diferentes tipos de relações humanas no negócio, empatia para compreender as diferenças de contexto e respeito para que todos se sintam valorizados pelo esforço que fazem. Com isso, você terá uma relação muito mais saudável e justa com todas as pessoas do seu negócio.

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