Conhecendo a Administração: Administração de Recursos Humanos

Continuando a nossa série “Conhecendo a Administração”, uma área que se destaca nas empresas e que é considerada por alguns com uma das áreas básicas da empresa é a Administração de Recursos Humanos.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Também chamado de Gestão de Talentos Humanos ou popularmente conhecido como RH, essa área destina a gerir todas as pessoas que trabalham diretamente na organização, independente de seu grau hierárquico. Em algumas empresas, o Presidente da empresa pode até ser demitido sem passar por uma cúpula ou algo do tipo.

O objeto de trabalho dessa área da Administração são as pessoas. E como todos sabem, pessoas são únicas. Cada um tem sua forma de pensar, de agir, de se comunicar, etc. Por isso, essa é uma das partes mais delicadas da Administração.

Gestão de Pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores – como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas – no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.” (Chiavenato)

QUAIS AS TAREFAS DO ADMINISTRADOR DE RH?

O profissional de RH possui diversas competências e realiza diversas atividades, mas os principais objetivos dessa área são:

  • Atrair pessoas capacitadas para a organização (Recrutamento e Seleção);
  • Desenvolver uma cultura organizacional que esteja de acordo com a missão da empresa;
  • Tornar o ambiente de trabalho motivador;
  • Estabelecer e realizar a remuneração dos funcionários;
  • Avaliar o desempenho de todos que trabalham na empresa;
  • Manter um ambiente favorável ao aprendizado entre as pessoas;
  • Prezar pela higiene e segurança no trabalho, e melhoria da qualidade de vida.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre Administração de Recursos Humanos, indico os links abaixo:

OBS: Informações tiradas do livro: “Gestão de Pessoas”, de Idalberto Chiavenato.

———-

Para não perder nenhum post, assine nossa newsletter (barra da lateral, logo abaixo da Frase da Semana) e receba uma mensagem no seu email quando houver postagem no Administradores Y.

Veja também:

5 comentários em “Conhecendo a Administração: Administração de Recursos Humanos

Adicione o seu

    1. Oi Carol!

      Se sua família diz que você leva jeito, pode ser que você tenha habilidades naturais para a área sem nem perceber, o que iria facilitar muito o seu aprendizado.

      Eu mesmo entrei na área porque minha mãe comentou uma vez que eu daria para ser administrador por conta do meu jeito de ser, e aí comecei a pesquisar um monte de coisas na internet, ler livros e tudo mais. Me apaixonei pela Administração e agora estou me formando nela.

      Então minha dica é: dê uma olhada no que você poderia fazer sendo administradora. Quais áreas você poderia atuar e se é isso que você gostaria de fazer para o resto da sua vida. Você vai descobrir que dentro da Administração existe um mundo enorme de áreas bem diversas e talvez encontre algo que goste.

      Abraço e boa sorte na escolha! 🙂

      Curtir

  1. Estou estudando administração,depois de ter levado alguns tapas na cara, resolvi estudar a área que mais gosto e que descobrir com passar do tempo que levo jeito,perdi muito tempo tentando achar a melhor área para mim,hoje vejo que a administração é o que eu precisava para dar um salto na minha carreira.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Poxa, que bacana Samuel! Não tem nada mais gratificante do que encontrar a área que você realmente gosta. E não encare isso como tempo perdido porque é super natural. Foca no que você aprendeu com toda essa experiência; afinal, tudo é uma soma pra nossa carreira. Sucesso nessa nova jornada como administrador! 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Um site WordPress.com.

Acima ↑