5 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal

Todos os dias somos desafiados a enfrentar, o que acredito ser, uma das barreiras mais delicadas da vida. Não é o tempo, como a maioria deve imaginar, mas o relacionamento interpessoal.

Recentemente passei por uma experiência muito enriquecedora e tirei algumas lições que gostaria de compartilhar com vocês. São 5 atitudes que acredito ser essenciais para a vida de qualquer pessoa. Lápis e papel na mão:

  • Aprenda a se colocar no lugar do outro. O primeiro passo é desenvolver sua capacidade de empatia (reconhecer e compreender o estado de espírito ou emoção do outro). Muitas vezes nos deparamos com situações na vida em que entender a situação do outro pode modificar todo um contexto, e um mal-entendido pode ser facilmente esclarecido.
  • Seja comprometido como um porco. Isso mesmo! Eu disse PORCO. Deixe-me explicar melhor: Quando se fala em café-da-manhã nos Estados Unidos todos imaginam ovos com bacon. Mas, para esse café-da-manhã acontecer o porco precisou se comprometer por inteiro (literalmente!), enquanto a galinha só se comprometeu pela metade. Entenderam a metáfora? Então seja mais comprometido com os outros. Se você se ofereceu para fazer algo, faça.
  • Haja de forma sincera. Muitas pessoas deixam de ser francas com as outras por medo ou receio de algo ruim acontecer. Quer uma dica: Abra o jogo! Contar o que está acontecendo é muito melhor do que viver numa ilusão. Seja franco, mas lembre-se de medir as palavras. Nada de falar as coisas de qualquer jeito, isso pode terminar em confusão.
  • Saiba valorizar. Você não é o único com talentos incríveis. Aprenda a valorizar a habilidade dos outros. Reconhecimento sempre é bom.
  • Admita quando errar. A famosa humildade. Saiba a hora certa de abaixar a cabeça e corrigir seus erros. Todos possuem seus defeitos. Reconhecer os seus é fundamental.

Pronto! Agora que você já sabe o que fazer, não fique parado. Coloque as dicas em prática. Depois dá uma passada aqui e diz o que achou.

Termino esse post com a seguinte frase:

“Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se.”

Eclesiastes 4:9

Valorize sua equipe e aprenda a lidar com as pessoas. Afinal de contas, você é uma delas.

8 comentários em “5 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal

Adicione o seu

  1. Gostei muitas das dicas. Vou aplicá-las com certeza. =D

    Eu tenho mais duas dicas para acrescentar, que seriam:

    Não julgue uma pessoa antes de realmente conhecê-la – muitas vezes somos levados por nossas crenças ou experiências de vários relacionamentos a criar um padrão de pessoa. Por exemplo, se temos como crença que uma pessoa que fale com um tom alto sempre será uma pessoa raivosa, poderemos tomar alguma coisa que ela nos fale como uma melhoria em um trabalho feito como um desaforo, o que na verdade isso nem sempre é. Então, investigue melhor as atitudes das pessoas antes de tirar suas conclusões.

    Perdoe (ou peça perdão) as pessoas – vejo essa como uma das melhores atitudes que você pode ter diante de uma relação interpessoal. Pois, como é fato, as pessoas erram e esses muito desses erros podem nos afetar. Sei que não é fácil fazer isso plenamente, mas o resultado do perdão é a pura libertação de qualquer rancor que você tenha dessa pessoa.

    Muito sucesso no seu blog Jorge! \o/

    Abraço

    Curtir

  2. Boa tarde, Gostei da matéria mais não é um padrão as Empresas deveriam atentar para a competencia do funcionário e não para relacionamentos em equipe que na maior parte acaba premiando o imcompetente que se relaciona bem com a equipe. O que fazer? premiar o incompetente ou cair na real e ver qual o funcionário que rende mais para a Empresa?

    Curtir

    1. Olá!
      O que você colocou é muito interessante. Às vezes as pessoas são muito extremistas nesse assunto. Porém, as empresas buscam um equilíbrio entre competência e bom relacionamento na hora de avaliar os candidatos à uma vaga de emprego ou os próprios funcionários para promoção interna. De nada adianta ter um profissional super competente, mas que não sabe lidar com as pessoas da sua equipe. Da mesma forma, um profissional que se dá bem com todo mundo, mas que não produz resultados, não é uma boa opção para a empresa.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço!

      Curtir

  3. Gostei muito deste material, também sou graduado em Administração, e com certeza irei utilizar este material em minhas aulas que apresento e com alegria de dar os crédito a você, Jorge Wanderley.

    Por enquanto muito obrigado!

    Jadir Mendes.

    Curtir

  4. Porra, eu estou num momento muito ruim sobre meu relacionamento com outras pessoas.qualquer pessoa…Ta foda mesmo! Parece q nada q eu falo é compreendido, eu quero ate mudar de cidade, serio mesmo!!! fazer novas amizades, conhecer outras pessoas e tals…

    Curtir

Deixe um comentário

Um site WordPress.com.

Acima ↑