As aulas começaram!

Férias acabando, aulas começando. Muitas universidades recomeçam suas atividades este mês e nós temos que enfrentar mais um período de trabalhos e provas. Não digo que isso seja ruim, pelo contrário. Eu gosto desse ritmo das aulas. São assuntos novos, que às vezes são uma pedra no nosso sapato (Confesso!), mas que conseguimos lidar até o final do semestre. Revemos alguns professores e colegas e conhecemos outros tantos. Resumindo, são novos ares e é nesse ambiente que surgem novas oportunidades.

Para concluir o período sem stress e com um bom rendimento, deixo algumas dicas para vocês:

  • Invista em você. Se você quer estudar uma segunda língua, comprar um livro ou participar de um evento, corra atrás. Só não venha me dar a desculpa que não tem dinheiro, afinal de contas, a internet está aqui para nos ajudar. Existem inúmeros sites e e-books gratuitos com conteúdo de primeira e muitos eventos possuem transmissões ao vivo pela internet. É só procurar.
  • Estabeleça objetivos para o semestre. Se você quer investir no seu conhecimento, então planeje e estabeleça metas a serem cumpridas. Muitos comentam que planejamento não serve pra nada. Isso é uma calúnia! (Principalmente quando vem de um estudante de Administração) Planejar, nada mais é que colocar no papel tudo o que você quer fazer. É lógico que surgirão imprevistos, e o seu planejamento terá que ser reavaliado, mas te garanto que, com comprometimento, as margens de erro e de não cumprimento das atividades serão muito pequenas.
  • Tente separar professor de disciplina. Muitas vezes somos surpreendidos pela vida com alguns professores que nos deixam pouco motivados. Recentemente isso aconteceu comigo. O que fiz? Tentei ao máximo separa a disciplina do professor. Muitos se deparam com esse desafio e acabam desistindo de seguir em frente. Lembre-se: quem faz a sua formação é você e não o seu professor. Se você deixa o conhecimento de lado por conta de terceiros, é você o único prejudicado. Pense nos seus objetivos e siga-os.
  • Aproveite a sua universidade ou visite as universidades vizinhas. Pode parecer estranho, mas eu explicarei. Muitas universidades contêm em suas instalações: bibliotecas e espaços para estudos. Caso na sua não possua o livro que você queria, não seja tão propicia ao estudo, ou até não tenha esses espaços, não hesite em visitar a biblioteca da universidade vizinha. Muitas delas, principalmente as públicas, são disponíveis para a sociedade.
  • Determine um horário para lazer. Muitas pessoas pensam que ficar estudando 24 horas é a solução para se dar bem nas disciplinas. Errado! Como todo mundo, precisamos de um tempo para poder recarregar as baterias. Estabeleça um período para descansar, sair com o(a) namorado(a) ou com os amigos, ou até pra dormir. Pode parecer simples e ridícula (Eu já pensei assim), mas funciona. Meu conselho é: utilize o período de Segunda à Sexta para os estudos, e desconecte a sua mente nos finais de semana. Afinal de contas, ninguém é de ferro.

Essas foram as minhas dicas para um bom semestre. Elas são simples e fáceis de aplicar. Então, não perca tempo! As aulas voltaram e devemos dar todo o gás.

E você? Qual a sua dica para enfrentar mais um semestre letivo? Deixe seu comentário aqui.

6 comentários em “As aulas começaram!

Adicione o seu

  1. Gostei, Jorge. Bem conciso e o principal: Ressaltou o que alguns ainda insistem em “blasfemar”.

    Planejamento não serve pra nada?

    Dizer isso é querer provar que nossa espécie constrói tudo improvisando! Até quem diz não planejar, planeja. Mesmo que no curtíssimo prazo ou em ocasiões muito, muito específicas.

    É só uma questão de vontade. De adaptação.
    Desde crianças desenvolvemos noções de planejamento, embora não tenhamos, desde sempre, foco na estruturação de planos, sabemos instintivamente que planejar é necessário.

    E digo mais, sou implacável e digo: Sucesso é, em seus fundamentos, planejamento.

    Planejamento para se desenvolver, para aprender, para empreender, para agir etc.

    E que tenhamos objetivos.
    Que fixemos metas.
    E que geremos planos de ação!

    Até a próxima postagem, Jorge.

    Curtir

  2. Oi Jorge!
    A minha sugestão, é colocar nesse planejamento, uma atividade física. Relaxa e nos deixa mais concentrado para os estudos.
    Adorei o seu Blog!!!
    Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Um site WordPress.com.

Acima ↑